Recentemente realizei a aerografia em um capacete do desenho animado Dragon ball Z, foi um verdadeiro desafio pois pretendia fazer o trabalho totalmente freehand sem o auxilio de fitas ou stencil.

Assim posso ver o quanto estou evoluindo em minhas habilidades para continuar me dedicando em meus treinamentos e saber onde estou com dificuldades para realizar os estudos posteriormente.

Agora quero compartilhar com você o processo desse trabalho para que você veja como é simples e ao mesmo tempo desafiador fazer uma arte freehand.

Na nossa primeira etapa, precisamos realizar os traços base que vai ser usado como guia do nosso desenho facilitando o nosso desenvolvimento e a pintura.

A nossa segunda etapa vamos realizar a primera aplicação de cor, onde decidi começar pelo azul, você nesse caso pode começar tanto pelo rosto como pela roupa do personagem.

Uma dica caso você não tenha tanta habilidade em manusear o aerógrafo é começar pintando o desenho de cima para baixo e ir finalizando, assim você limpa todo o overspray causado na parte de baixo da pintura e já finaliza sua arte.

A nossa terceira etapa vamos aplicar já o tom de pele base e posteriormente já ir aplicando as sombras e iluminação seguindo da pintura da roupa como você pode ver na imagem abaixo.

Esse processo garante não só agilidade como qualidade em acabamento final escondendo o máximo o overspray.

Nessa etapa vamos começar aplicando o contorno da nossa pintura onde essa sem dúvida é a parte mais complexa de todas, eu costumo usar tintas translucidas para essa ocasião permitindo controlar facilmente o tom e deixar o mais próximo da referencia.

Pode parecer muito complexo mas existe alguns truques que facilitam esse processo e você pode saber mais CLICANDO AQUI.

Ao começar aplicar o contorno no desenho conforme a referencia você vai ter algo parecido com a imagem abaixo, onde vamos passando a característica principal da pintura.

Decidi fazer a parte do rosto primeiro para ver se seria uma boa opção jogar o contorno ou se poderia deixar no aspecto 3D, agora se você tem certeza de aplicar o contorno, você pode começar de cima para baixo ou vice versa.

E após finalizar todo o processo de contorno do desenho vamos dar inicio a pintura da magia do personagem que optei deixar por ultimo para sobrepor a pintura da roupa e partes do corpo.

Assim consigo deixar essas partes com um tom azulado mais claro para deixar o personagem ainda mais em evidencia.

E ao realizar a magia, foi aplicado um tom de azul claro para realizar a demarcação na peça e posteriormente apliquei efeitos com um tom azul mais escuro e com o branco puro apliquei levemente no centro para passar o aspecto de intensidade de luz muito alta como se estivesse ofuscando a vista.

Com esses efeitos aplicado vamos obter a aerografia do nosso personagem do Dragon ball z finalizado.

Esses métodos são simples de se realizar porem é um trabalho um pouco demorado devido a superfície ondulada, mas com um ótimo resultado final.

Se você tem interesse em aprender aerografia e não sabe como realizar artes freehand, preparei um e-book totalmente gratuito que estou disponibilizando por tempo limitado.

Você pode baixar agora mesmo clicando no link abaixo e já começar a realizar suas primeiras artes freehand.

QUERO APRENDER AGORA

Se você gostou desse tutorial deixe seu comentário logo abaixo, até em breve!