A maior dificuldade de quem está iniciando na aerografia é saber ao certo qual aerógrafo comprar para não fazer um péssimo investimento e acabar comprando um equipamento que muitas vezes não é o mais indicado para nosso trabalho.

Sempre usei aerógrafos chineses, tinham uma vida útil bem baixa, devido à má qualidade nas suas peças, me obrigando a comprar um novo equipamento.

Isso tudo era por causa de não ter o conhecimento dos melhores aerógrafos, para comprar fazendo um investimento com um bom custo e benefício, evitando ter os seguintes problemas.

  • Dificuldade em escolher a marca ideal;
  • Problemas com manutenção;
  • Aerógrafo sem concerto;
  • Qual aerógrafo ideal para se começar;
  • Será que é melhor importar aerógrafos americanos;

Todas essas dúvidas você pode ter em algum momento e nesse artigo vou falar sobre o melhor aerógrafo vendido e fabricado no Brasil, tendo qualidade internacional e a permissão para ser vendido aqui, por um preço justo.

Mas antes de começarmos esse artigo vou falar o que você vai aprender:

  • Aerógrafos gatti é bom, vale a pena ter um?
  • Os aerógrafos gatti tem orings (anéis) de vedação?
  • Bico do Aerógrafo gatti é igual dos chineses?
  • Recipiente do aerógrafo gatti como funciona?
  • Como colocar o copinho dos aerógrafos gatti?
  • Manutenção dos aerógrafos gatti é caro?
  • Para qual tipo de trabalho os aerógrafos gatti são indicados?
  • Qual a diferença entre o thor-3 e o AG-3?
  • Qual tinta é a mais indicada para os aerógrafos gatti?
  • Onde comprar com segurança os aerógrafos gatti?

Agora se prepare para conhecer um dos melhores aerógrafos nacionais disponíveis no mercado brasileiro.

Sobre a Gatti Aerógrafos

A GATTI AERÓGRAFOS LTDA, é uma empresa brasileira e está no mercado hà mais de 40 anos, foi uma das pioneiras, no Brasil, na fabricação de aerógrafos.

Até hoje, a principal preocupação é a qualidade dos produtos fabricados sendo sua confecção completamente artesanal e sua qualidade é reconhecida em várias partes do mundo, como:

  • Os Estados Unidos da América,
  • Alemanha,
  • Itália,
  • Espanha (onde ganhou o Troféu Internacional de qualidade em 1998 e 2004).

Os principais produtos, além dos Aerógrafos, são:

  • Filtros de ar,
  • faca bailarina,
  • saídas múltiplas,
  • suportes para Aerógrafos.

Aerógrafo gatti é bom, vale a pena ter um?

A pergunta que mais recebo das pessoas que me seguem no Youtube ou Facebook é se realmente vale a pena investir em um aerógrafo gatti.

É comum as pessoas ficarem em dúvida a respeito do aerógrafo gatti, por conta dele não ser tão comentado na internet como deveria.

E isso é um grande problema, pode fazer com que você faça uma escolha por outra marca na hora de comprar seu aerógrafo, o que pode ser um risco.

A grande pergunta ainda é… Vale a pena comprar um aerógrafo gatti?

Posso responder com toda convicção que SIM, vale muito a pena ter um e vou te explicar por quê.

Mas antes de prosseguir veja o vídeo que preparei onde falo sobre o aerógrafo gatti AG-3 e você vai ter uma boa noção da resposta e após acompanhar o vídeo continue lendo o artigo para ter ainda mais conhecimento para você aprender tudo sobre o aerógrafo Gatti.

O gatti atualmente é o único aerógrafo com premiação internacional que é fabricado 100% no brasil, isso já é uma verdadeira garantia de qualidade, mostrando para você que dificilmente terá algum problema na qualidade de fabricação do equipamento.

Falando do custo benefício, o aerógrafo da gatti mais caro não passa de R$ 400,00 reais e conta com versões mais simples que você vai comprar por um preço menor sempre mantendo a qualidade.

Se compararmos com aerógrafos importados com a mesma qualidade os aerógrafos Gatti estão praticamente de graça e o mais legal é que todas as peças de reposição são disponibilizadas com preços acessíveis.

Quando buscamos um aerógrafo muitas vezes vamos atrás dos que têm um traço mais fino, para realizarmos traços fios de cabelo.

Os aerógrafos gatti contam com uma variação de bico sendo:

  • Gatti AG-2 – 0.2 mm;
  • Gatti AG-3 – 0.3 mm;
  • Gatti AG-4 – 0.4 mm;
  • Gatti AG-8 – 0.8 mm.

Todos os equipamentos são desenvolvidos com materiais reforçados para garantir a qualidade e desempenho que todo artista precisa na hora de realizar seus trabalhos.

Os aerógrafos Gatti tem orings de Vedação?

Quando estamos iniciando na aerografia nem fazemos ideia do que é esse tal de Oring (anel) de vedação e para que ele realmente serve nos aerógrafos.

Essa informação realmente é um fator que faz total diferença na hora de comprar nossos aerógrafos.

Os orings são anéis de borracha ou plásticos usados para vedar os encaixes das peças que compõem o aerógrafo, não deixando que vaze tinta ou o ar para lugares errados, que podem tirar o desempenho do aerógrafo.

Esses orings estão presentes em 90% dos aerógrafos vendidos na internet, devido poucas pessoas terem essa informação, dificilmente vão conseguir realizar a compra correta do equipamento que precisa para fazer os seus desenhos.

Os aerógrafos da gatti não tem orings de vedação como os aerógrafos chineses ou alguns modelos importados.

E a única vedação que você não vai ter problemas com qualquer aerógrafo e que está presente no aerógrafo gatti, essa vedação é conhecida como gaxeta que fica na parte interna do aerógrafo, onde tem pouco contato com solvente ou tinta.

Essa é única vedação realizada no aerógrafo gatti e o material utilizado tem extrema resistência em contato com o thinner ou solventes mais fortes, garantindo que você não tenha nenhum problema ao utilizá-lo.

Bico do aerógrafo gatti é igual aos chineses?

Bico do Aerógrafo gatti AG-3

É muito comum quando estamos realizando a limpeza dos nossos equipamentos, por terem contato com solvente e outros componentes químicos, quando vamos limpá-los o bico do aerógrafo pode quebrar.

Essa sem dúvida é uma péssima experiência, não desejo isso para ninguém, alguns modelos de aerógrafos praticamente não tem mais solução quando isso acontece.

É importante ressaltar que o bico geralmente dos aerógrafos chineses, costumam ter uma vedação na ponta, podendo com o tempo ser danificado e geralmente ele é muito pequeno e frágil.

E qualquer limpeza pode virar uma dor de cabeça se causarmos algum dano a essa peça deixando até seu aerógrafo sem concerto.

Como os aerógrafos gatti são fabricados artesanalmente eles não necessitam de anéis de vedação em seu bico o que garante mais resistência e estabilidade nas suas pinturas, assim, você vai ter o equipamento por um bom tempo sem correr o risco de danificar o bico.

Sem contar que o material que esse bico é fabricado, é totalmente reforçado para não ter dano nenhum na limpeza e seu tamanho não é o mesmo dos aerógrafos chineses, sendo bem maior, trazendo muito mais resistência e comodidade ao artista.

Recipiente dos Aerógrafos Gatti

Recipiente do aerógrafo gatti AG-3 com 8 ml

O mais legal de tudo é que o gatti tem um padrão nos copinhos dos seus aerógrafos, permitindo a você usar o copinho do AG-2 no AG-4, com essa mobilidade você pode realizar trabalhos pequenos e grandes.

O único copinho que não vai ser possível usar dessa forma é do AG-8, por ter um tamanho diferente dos outros modelos gatti.

Veja os copinhos que a gatti disponibiliza:

  • Gatti AG-2 copinho 3 ml (sem tampa);
  • Gatti AG-3 copinho 8 ml;
  • Gatti AG-4 copinho 15 ml;
  • Gatti AG-8 copinho 40 ml (rosca);
  • Gatti Thor-3 copinho 8 ml.

Talvez você já tenha passado por um problema por causa do copinho que às vezes fica caindo, não é mesmo?

Se você teve ou ainda está com esse problema irei te ajudar e pode ficar tranquilo que seu equipamento não tem nenhum problema, é apenas uma questão de ajuste.

Então, continue lendo esse artigo para solucionar esse pequeno detalhe, agora mesmo.

Como colocar o copinho do jeito certo nos aerógrafos gatti?

É muito frustrante quando estamos realizando nossa pintura e com um movimento um pouco mais brusco o copinho do aerógrafo vira e derruba a tinta em todo o nosso projeto.

Se você já teve esse tipo de experiência vou te orientar como colocar o recipiente dos aerógrafos gatti, para que não aconteça algo parecido em seus trabalhos, você não quer correr o risco de ter que realizar suas pinturas mais de uma vez.

O primeiro passo, para que o recipiente não seja projetado para longe é identificar como ele deverá ficar (posição correta em relação ao seu movimento) que você realiza suas pinturas.

Como temos que realizar um pequeno ajuste no copinho (uma pequena rotação) você deve imaginar essa rotação ao realizar o planejamento para deixar como deseja.

Com esse planejamento em mente vamos colocar o copinho no furo considerando a rotação que devemos fazer.

Com o copinho na posição, vamos fazer uma pequena pressão contra o corpo do aerógrafo com o copinho fazendo uma pequena rotação para trás, até ele pegar uma pressão, ao sentir isso não pode forçar muito, pois, já está fixado.

Porém, se a pressão não estiver pegando, você pode passar uma lixa no encaixe do copinho para criar uma porosidade, permitindo ter a fricção do corpo do aerógrafo com o copinho e essa lixa não deve ser muito grossa para não danificar posteriormente o encaixe (fique atento a lixa utilizada é muito importante).

Após você ter feito todos os passos anteriores, seu copinho não soltará mais facilmente com movimentos na execução do desenho, mas se você bater ou pressionar ele novamente pode ser que se solte, então é importante tomar cuidado.

Modelo duplo do aerógrafo gatti o que isso significa?

O diferencial dos aerógrafos gatti é o sistema de copinho lateral, permitindo você trabalhar com mais visão em seus desenhos, a gatti não disponibiliza aerógrafos com recipiente acoplado no corpo do aerógrafo.

Porém, muitas pessoas não usam a mão direita para realizar suas pinturas e para quem trabalha com a mão esquerda o copinho lateral já se torna um problema, impedindo completamente a visão.

Com base nessa dificuldade a gatti desenvolveu um equipamento que tem o sistema duplo, que vou te explicar agora.

Ao invés de você ter apenas um local para encaixar o recipiente do aerógrafo, tendo dois locais disponíveis, mas apenas um poderá ser utilizado, permitindo você alterar o copinho para o lado esquerdo e direito sempre que precisar.

Esse sistema é muito comum em aerógrafos importados, talvez você possa ter reparado, mas a maior parte desses equipamentos não estão disponíveis aqui no brasil.

E a gatti desenvolveu o mesmo sistema para você ter o melhor desempenho para fazer suas artes com mais facilidade e mobilidade.

Agora você deve estar se perguntando: — legal esse aerógrafo e a manutenção?

Manutenção dos Aerógrafos Gatti é caro?

Aerógrafo gatti AG-3 visão explodida

A manutenção é algo muito comum pra quem trabalha com aerógrafos chineses e geralmente não tem um padrão de qualidade em peças de reposição.

Os modelos gatti por ser fabricado artesanalmente com um material bem resistente previne você de ter problemas com reparos.

São produzidos peças de reposição, muitas vezes mais barato que as dos modelos chineses, tendo um estoque de peças grande e o mais importante mesmo tendo o padrão de qualidade, prevenindo você ter algum problema na substituição de alguma peça.

Como todos os aerógrafos gatti são testados antes de serem comercializados, você não vai ter problemas tão cedo precisando realizar algum reparo, ao menos é claro, que você não tenha o devido cuidado com seu equipamento.

Vamos entender para qual tipo de trabalho os aerógrafos gatti são mais indicados e porquê. Continue lendo esse artigo, tem muito mais para você aprender.

Para qual tipo de trabalho os aerógrafos gatti são indicados?

Os aerógrafos gatti são indicados para qualquer tipo de trabalho que você pretenda realizar.

Isso porque a gatti conta com equipamentos que tem desde um bico 0.2 mm usado para realizar detalhes bem precisos, como aerógrafos que tem um bico 0.8 mm que tem uma abertura bem ampla para desenhos bem grandes.

Os aerógrafos gatti contam com uma variação de bico sendo:

  • Gatti AG-2 – 0.2 mm,
  • Gatti AG-3 – 0.3 mm,
  • Gatti AG-4 – 0.4 mm,
  • Gatti AG-8 – 0.8 mm.

Eu recomendo se você está iniciando na aerografia e não sabe qual o mais indicado para seu tipo de trabalho é começar pelo AG-3 ou o Thor-3.

Recomendo um desses aerógrafos porque eles vão lhe proporcionar detalhes muito próximos como do AG-2 e um preenchimento muito próximo do ag-4.

Garantindo que você com o tempo ao realizar seus projetos, possa comprar um equipamento diferente e ainda mais específico para seu trabalho.

Esse equipamento é ideal para você começar a ter suas primeiras experiências na aerografia, sem necessitar de inúmeros aerógrafos diferentes para finalizar seus trabalhos.

Qual a diferença entre o Thor-3 e o AG-3?

Uma dúvida muito comum de quem está buscam um aerografo gatti é saber ao certo a diferença entre os aerógrafos Thor-3 e o AG-3.

É claro que esses aerógrafos ambos possuem o mesmo bico de 0.3 mm e um ótimo desempenho para você pintar.

Porém, o aerógrafo Thor-3 conta com alguns aspectos diferentes quem não irá influenciar significativamente em seus trabalhos.

Essas pequenas mudanças são feitas para garantir um custo mais acessível para quem está querendo um aerógrafo de grande porte.

As mudanças do aerógrafo Thor-3 são:

Não tem regulador de culatra;

  • O corpo do aerógrafo Thor-3 é menor comparado ao AG-3;
  • O estojo do Thor-3 não é o de madeira como o do AG-3 para ter um custo mais baixo.

Ambos os aerógrafos vêm com um copo de 8 ml e sua usabilidade é a mesma que o AG-3,mas com um custo menor comparado a outros modelos.

Qual tinta posso usar em meus aerógrafos gatti?

Qual tinta usar no aerógrafo gatti

A principal dúvida para quem tem um aerógrafo gatti é de fato não saber a tinta mais adequada para conseguir o melhor desempenho e não ter problemas ao fazer seus desenhos.

Os aerógrafos gatti funcionam muito bem, com praticamente todas as tintas disponíveis, o grande problema é acertar a diluição da tinta, e para isso preparei um artigo completo onde apresento as principais tintas para você usar em seu aerógrafo gatti e conseguir fazer a diluição facilmente.

É claro que se você está se aventurando agora na aerografia você vai sentir um pouco de dificuldade em deixar a tinta na diluição correta, mas com um pouco de prática vai conseguir entender o processo e deixar a tinta no ponto para usar.

Agora se você não estiver conseguindo deixar a tinta na consistência correta, Fiz um livro “Aprenda aerografia nas horas vagas – guia definitivo” é gratuito e você conta com um bônus ao fazer o download e assim vou poder te ajudar.

Onde comprar meu aerógrafo Gatti?

local para comprar o aerografos gatti

Se você deseja ter um aerografo gatti agora mesmo, vou te orientar agora onde você pode fazer a compra com total segurança e ter o melhor atendimento.

Muitas pessoas não sabem, mas atualmente a empresa Gatti ela se dedica 90% da sua empresa a fabricação dos aerógrafos, deixando a parte do atendimento do cliente em segundo plano.

Devido ela não ter o atendimento específico para o cliente final ela vende para outras empresas revenderem seus produtos.

Com isso ela conta com alguns pontos de atendimento, podendo deixar muitos clientes frustrados que queiram comprar direto da fábrica, mas a gatti não é uma loja para o consumidor final, não tendo um atendimento especializado para esse tipo de cliente.

Se você só quer comprar seu equipamento e não liga para o atendimento que é prestado, você ainda sim pode comprar seu aerógrafo direto da fábrica e não terá nenhum problema.

Mas se você deseja um atendimento personalizado, com pós-venda para ver se tudo está fluindo como você gostaria ou se você precisar de um suporte que esteja disposto a lhe orientar nas dificuldades com o seu equipamento.

A empresa que indico é a Toral Comércio, atualmente são o representante oficial da marca gatti e consegue os preços de fábrica em qualquer aerógrafo que você precise comprar.

E o mais legal de tudo é que eles trabalham somente com o atendimento, vendas e manutenção dos equipamentos gatti.

O que recomendo para você é comprar direto com a loja Toral Comércio, eles vão entregar o produto o mais rápido possível e garantir a qualidade na entrega sem que você tenha nenhum problema com o seu equipamento.

Compre seu aerógrafo gatti na loja Toral Comércio e não tenha nenhum problema.

Compre seu aerografo gatti sem passar raiva

Conclusão

Agora você sabe como os aerógrafos gatti são bons, podendo serem os ideais para você usar nas suas artes e tendo um ótimo custo benefício comparando aos outros modelos chineses.

É claro que agora você tem todas as informações e pode escolher um equipamento gatti para comprar quanto antes garantindo um ótimo investimento e tendo melhores resultados nos seus desenhos.

Mas antes de você ir comprar o seu aerógrafo agora mesmo, vamos fazer a última revisão do que você aprendeu nesse artigo.

Nesse artigo falamos sobre:

  • Sobre a empresa Gatti aerógrafos;
  • Aerógrafos gatti é bom, vale a pena ter um;
  • Os aerógrafos gatti tem orings(anéis) de vedação;
  • Bico do Aerógrafo gatti é igual aos chineses;
  • Recipiente do aerógrafo gatti com funciona;
  • Manutenção dos aerógrafos gatti;
  • Como colocar o copinho dos aerógrafos gatti;
  • Para qual tipo de trabalho os aerógrafos gatti são indicados;
  • Qual a diferença entre o thor-3 e o AG-3;
  • Qual tinta é a mais indicada para os aerógrafos gatti;
  • Onde comprar com segurança os aerógrafos gatti.

Agora que você sabe que o aerógrafo gatti é um dos melhores no mercado brasileiro, você pode aprender a dominar esse aerógrafo como um profissional.

O primeiro passo é fazer o download gratuito do meu novo livro “Aprenda a fazer aerografia nas horas vagas – guia definitivo” nesse livro você vai conhecer muito mais sobre outros aerógrafos e também sobre compressor e muito mais.

Garanta o seu agora mesmo e descubra todos os passos para você dominar esse aerógrafo com técnicas que vão elevar a qualidade nos seus traços e deixar seus trabalhos muito mais atraentes.

Ebook - Como dominar aerógrafos XINGLING