Nesse artigo vou falar sobre três técnicas para você usar e ampliar seus desenhos sem ter a necessidade de saber desenhar,

Ultimamente é a grande dificuldade de quem começa na aerografia. Para iniciarmos vamos utilizar a tecnologia a nosso favor para realizar esse processo.

Quando iniciei na aerografia tive muita dificuldade em fazer alguns trabalhos, pois, não tinha a destreza de fazer os traços precisos como hoje consigo.

Ao longo do que fui realizando as minhas pesquisas tanto nacionais quanto no exterior todos ou a maioria utiliza de uma dessas técnicas que vou falar a seguir.

Para iniciar seus trabalhos, vamos abordar nesse artigo três dos principais métodos para ampliar um desenho.

Primeiro de todos é o Quadriculado

A técnica do quadriculado consiste em você utilizar uma referência com o desenho todo quadriculado com quadrados de acordo com a dificuldade do desenho.

Costumo utilizar essa técnica com quadrados de 1 cm e ao ampliar coloco entre 10 cm dependendo do tamanho a ser ampliado.

Vou mostrar um exemplo de como você pode utilizar essa técnica e o quão ela nos facilita a realização de trabalho no geral.

Como ampliar um desenho sem saber desenhar 01 - tudo na pratica

Como você pode observar a imagem acima, o desenho referencia está quadriculado conforme onde iremos aplicar o desenho, todos com as mesmas quantidades de quadrados na horizontal e na vertical.

É importante notar que ambos tenha as marcações de A até H e 1 até 8, pois, quando utilizamos essa técnica em trabalhos mais complexos podemos nos perder e realizaremos traços nos locais errados.

Para exemplificar utilizei um desenho simples para você entender o processo e aplicar no seu dia a dia.

Os quadrados que estão em vermelho vão estar em um tamanho muito maior que o da referência, para podermos ter uma ampliação perfeita sem a perda de proporção.

Segundo Método ProjetorComo ampliar um desenho sem saber desenhar - Daniel Latim

Para ampliarmos uma arte com um projetor é muito simples, mas tem um preço que às vezes nem todos estão dispostos a pagar.

Para aqueles que acham que o investimento não compensa, digo que pode lhe ajudar ganhar não só dinheiro, mas qualidade e definição em seus trabalhos, pois, muitos trabalhos que circulam pela internet  foi iniciado com algumas, dessas técnicas.

E quando falamos de arte muitas pessoas ficam perdidas em como iniciar.

Sugiro caso você não tenha a destreza para realizar o processo do QUADRICULADO que falei anteriormente ou o dinheiro para investimento do projetor não se preocupe.

Com o tempo e dedicação você vai aprendendo a realizar seus trabalhos sem o projetor ou o quadriculado.

Atualmente existe uma infinidade de projetores, tem alguns baratos e outros muito caros vou deixar que você realize a busca do ideal e de acordo com o seu bolso.

Terceiro método Realizar o desenho no Corel Draw ou Photoshop

Como Ampliar um desenho sem Saber Desenhar - Daniel Latim

Nosso terceiro método é muito simples, pois, depende apenas de um desses programas que são o Corel Draw, Photoshop, Illustrator , entre outros disponíveis no mercado para a realização de trabalhos digitais.

Recomendo a utilização desse método para trabalhos pequenos que não exceda o tamanho de uma folha a4.

Porque você terá que imprimir e dependendo do tamanho da arte você pode utilizar muitas folhas.

Caso você queira imprimir uma arte de 5 metros também é possível com esses programas, mas não recomendo pelo motivo do trabalho de juntar as folhas se torna algo muito cansativo.

Costumo utilizar o programa Corel, eu tive uma facilidade em utiliza-lo, acho super fácil de trabalhar e muito interativo.

Para ampliarmos um desenho costumo realizar uma vetorizarão das linhas guias (riscar o desenho) caso seja um desenho complexo, assim quando for passar o desenho para a peça ou local onde você vai fazer o trabalho fica muito mais simples.

Esse método é muito utilizado junto ao do QUADRICULADO, eliminamos os detalhes que nos atrapalharia durante a projeção dos traços bases.

Mais uma dica para praticar alguns detalhes com o aerógrafo eu costumo pintar em folhas sulfite a4, foco somente nos efeitos e dominar o aerógrafo, sem ter que perde muito tempo em realizar o desenho e depois iniciar a pintura.

Perdendo às vezes um tempo precioso e acabar não conseguindo chegar no resultado desejado.

Mas com essas dicas você já sabe o que pode utilizar para ficar Expert na aerografia.

Agora em diante, recomendo muito treinamento para poder ter êxito e poder evoluir a cada dia.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e fique sempre atento vou colocar novas dicas em outros posts.

E falando nisso tenho um novo livro que é o guia mais completo chamado “Aprendendo aerografia somente nas horas vagas – guia definitivo” que acabo de produzir e você pode baixar agora totalmente gratuito, faça o download agora.