Um estêncil (do inglês stencil) é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerossol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato.

O estêncil é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.

Para você entender melhor, um estêncil é também um tipo de folha de papel fino que serve de matriz para impressão do desenho usando a tinta para replicar recorte feito no desenho na superfície desejada.

Múltiplos estêncil são usados sobre a mesma superfície, produzindo imagens em mais de uma cor.

Criei um vídeo aula ensinando como você pode criar seus próprios estêncil de uma única camada e acelerar na produção das suas artes.

Utilizando a técnica dos estêncil, essa é uma das técnicas que mais adoro, pois, me permite criar qualquer tipo de trabalho sem a necessidade de saber desenhar.

No vídeo procurei deixar o mais explicado para você poder entender com facilidade as funções do programa. Vamos aprender!

Espero que você tenha gostado dessas dicas e fique sempre atento vou colocar novas dicas em outros posts.

E falando nisso tenho um novo livro que é o guia mais completo chamado “Aprendendo aerografia somente nas horas vagas – guia definitivo” que acabo de produzir e você pode baixar agora é totalmente gratuito, faça o download agora.