Nesse artigo quero compartilhar com você um dos métodos que utilizo para fazer meus trabalhos no dia a dia.

Procurei deixar a explicação o mais didático possível, o que vou ensinar é como podemos com algumas etapas simples realizar um palito de fosforo em chamas e como trabalhar de forma correta a transição de uma cor para outra criando degradê.

Caso você não saiba como trabalhar com degradê criei um artigo que pode lhe ajudar em como fazer degradê de forma correta.

Nesse artigo vou te explicar:

  • Com algumas etapas simples desenhar um palito de fosforo em chamas;
  • Como trabalhar de forma correta a transição de uma cor para outra criando degradê.

Vamos fazer o nosso palito de fosforo em chamas, para começar quero te explicar o processo que eu costumo riscar o desenho na superfície e caso você não sabida como transferir o seu desenho para onde deseja pintar tenho um artigo com 3 maneiras bem fáceis para você conseguir fazer sem problemas confira Os 3 métodos para você transferir seu desenho de forma eficiente.

Eu comecei como já disse, com o desenho riscado, vou utilizar a cor branca para fazer uma cobertura de todo a arte, porque ela deixa o tom mais correto das outras cores que vamos usar.

Já que a superfície que, você pode ter que pintar, tenha uma outra cor de fundo não sendo o branco, o que faria o tom das cores que vá utilizar mude.

Por exemplo, o amarelo da chama, iria sofrer alteração, caso não estivesse por cima do branco.

Temos que tomar muito cuidado co fazer esse processo, para não cobrir o desenho e percamos a marcação que fizemos do desenho na superfície com as técnicas que ensino no artigo a cima.

O que vai ter uma influência muito grande no seu relutado final, caso queira ter um desenho o mais realista possível.

Então, aplico o amarelo sempre mais intenso que o branco que utilizo e só vou fazendo a cobertura suavemente aplicando conforme a referência.

Eu sempre delimito as cores do meu desenho, quero dizer até onde as cores vão para facilitar o degradê e deixar mais realista suavizando a transição facilitando muito todo o processo da arte.

Na primeira etapa eu concluo o fogo utilizando somente o amarelo, mas podemos aplicar no palito de fosforo, mesmo que não seja amarelo, você pode fazer uma aplicação desse tom para trazer a transição mais suave possível.

Pois, o branco puro é muito mais utilizado para fazer detalhes de iluminação.

Depois com um tom laranja mais puxando para o amarelo do que o vermelho, sempre você deve aplicar primeiro nas bordas do tom amarelo e depois cobrir mais com o tom para a parte interna, ressaltando as outras cores do degradê procurando sempre cobrir o outro tom conforme sua referência.

Agora você pode usar o vermelho para ir apagando, como já falei começando pelas bordas do tom mais claro do que vai utilizar.

Mas vamos utilizar esse mesmo vermelho e aplicando um pouco mais de preto, para ficar próximo de um tom vinho aplicando sempre no limite das nossas demarcações que fizemos da referência na superfície.

E sempre devemos olhar a referência, para não perdemos o degradê e acabar não deixando o desenho o mais próximo sua referência.

Vamos continuar a aplicar tons mais intensos, para ficar ainda mais vivas as cores.

Agora ao ter feito esse processo, é normal que fique esfumaçado em torno do nosso desenho e na parte que ficou esfumaçado do preto da superfície, como é o meu caso eu vou corrigir esse detalhe aplicando a core preta cobrindo isso aplicando a tinta sempre com o aerógrafo de longe para esfumaçar e retirar o Over Spray.

E sempre devermos dar o acabamento, olhando para a nossa referência e como você pode ter escolhido uma referencia como a minha podemos notar que o palito de fosforo está com a iluminação mais forte de um lado.

Você então, deve cobrir menos com o preto nessa parte, deixando um pouco de esfumaçado de outros tons e assim não marcar muito o traçado isso é muito importante, para você conseguir o efeito 3D do palito.

Vamos começar a plicar alguns pontos para fazer a textura do palito e dar mais realismo no trabalho.

Na ponta do palito, utilizando o tom de preto, podemos fazer pontinho como estiver na referência e podemos fazer as texturas da madeira também com o mesmo tom de preto, fazendo traços finos representando as ranhuras do palito.

Posteriormente utilizando um tom de amarelo, vamos diminuir o contraste do preto passando por cima com esse tom e podendo ser aplicado na parte de baixo dos pontos não cobrindo eles por completo.

Também para fazer o Over Spray que ocorre quando aplicamos essas texturas, devemos fazer com a tinta bem diluída para remover todos esses detalhes, isso dever ser feito na parte de que possa ter passado do nosso desenho que transferimos que é o traçado que foi delimitado.

E com isso finalizaremos o nosso trabalho deixando bem realista, como você pode imaginar devemos sempre praticar, pois somente desse jeito conseguiremos aplicar toda essa didática e você conseguir aprimorar suas habilidades.

Passei a forma que executo os meus trabalhos como, por exemplo a cor de base, o tom que utilizo, por onde começo o degradê entre outras coisas que queria te ensinar.

Mas para tudo isso ficar bem mais nítido na hora de você executar suas técnicas eu fiz um vídeo mostrando exatamente o processo, explicando o que fui fazendo em cada etapa, você pode assistir logo a baixo.

No vídeo mostro como realizamos a pintura e deixarmos nosso trabalho o mais próximo do realista, caso você tenha alguma dificuldade em realizar a criação do desenho no objeto criei um artigo onde mostro três técnicas que você também pode usar para reproduzir e ampliar seus trabalhos de forma simples e prática.