Quando iniciamos na aerografia parece que controlar o aerógrafo é super simples, porém para algumas pessoas isso se torna um bicho de sete cabeças.

Pra te ajudar vou te ensinar duas técnicas que vai auxiliar seu desenvolvimento evitando que suas artes fiquem manchadas ou tenha muito overspray.

O que você vai aprender?

  • Como evitar manchar suas artes usando stencil
  • Como esconder as manchas com sobreposição de cores.

É muito comum quando vamos realizar um traço, sempre fica torto ou tudo esfumaçado perdendo a qualidade no resultado final.

Vamos entender como evitar que seus traços esfumace, e para isso existe duas técnicas que pode ajudar você a fazer com que tenha excelência na realização das suas artes na aerografia.

Técnicas para evitar que seus traços esfumace

Removendo Esfumaçado utilizando Stencil

A primeira técnica que vou abordar é com o auxílio de stencil ou conhecido também como moldes de pintura, caso você não saiba como produzir as suas máscaras vazadas, você pode aprender agora do ZERO a criar seu stencil passo a passo.

Muitos acham que a utilização do stencil deixa muito limitado, outros já pensam diferente, isso depende muito do tipo de trabalho que você vai realizar.

Quando estamos iniciando na aerografia temos uma certa dificuldade em realizar desenhos freehand e com o auxílio do stencil realizar um desenho se torna muito mais fácil.

O stencil pode não só lhe ajudar a ter um desenho estruturado como também deixar seu desenho muito mais definido e sem as manchas de overspray que pode estragar nosso trabalho.

O stencil lhe permite pintar qualquer trabalho desde que você tenha paciência e concentração para realizar etapa por etapa.

Removendo Esfumaçado com a Técnica de Sobreposição de Cores

A segunda técnica é mais pra quem já tem um controle do aerógrafo e consegue realizar seus traçados sem dificuldades, porém essa técnica não está no traço em si está na cor que será utilizada.

Vamos imaginar dois quadrados um do lado do outro porém um tem cor azul o outro bege para realizarmos um contorno entre esses quadros podemos usar dois tipos de tinta diferentes.

Assim consigamos fazer uma ilusão de ótica e permitir que a pessoa que vê o trabalho veja o traçado e não o overspray mascarando qualquer mancha que fique na superfície.

Para realizarmos essa ilusão e esconder o overspray precisamos usar um tom de tinta de 10% a 50% mais escuro que o preenchimento.

Assim quando uma quantidade dessa tinta causar o overspray ela é totalmente ignorada pelo olhar humano, fazendo com que o seu desenho parece limpo e sem manchas.

Uma das técnicas que ensino para os meus alunos é evitar usar o tom PRETO, pois ele sobrecarrega todas as outras cores deixando o overspray muito mais destacado.

Procure usar tons mais escuros da cor de pintura seja ela qual for, mas lembre-se sempre de usar o mínimo possível do preto para deixar seus desenhos mais agradáveis visualmente.

Com o tempo você vai notar a diferença na qualidade dos seus projetos e como as pessoas amaram ainda mais seus desenhos utilizando a técnica da aerografia.

Um artigo que recomendo você ler e que vai auxiliar todo esse conhecimento que você acabou de aprender é Como conseguir um Degradê Homogêneo.

Nesse artigo você vai aprender a forma prática para minimizar o overspray que é causado na hora de realizar seus desenhos.

Bora fazer esse conhecimento chegar a mais pessoas?

Basta deixar um comentário logo abaixo me falando o que achou e compartilhe esse artigo com um amigo seu?

O que mais você gostaria de APRENDER? deixe seu comentário abaixo para que em breve consiga compartilhar esse assunto com você.