Nossos primeiros trabalhos na aerografia começamos fazendo desenho utilizando a técnica de molde para guiarmos nossos traços facilitando o processo, essa técnica é conhecida como Stencil, nos artigos anteriores ensinei você Como criar seus próprios Stencil para poder começar no ramo da aerografia fazendo ótimos desenhos rapidamente.

Mas quando estamos realizando aerografia e começamos a fazer alguns trabalhos freehand descobrimos que nem tudo é tão fácil como parece ser, quando vamos realizar um traço, ele não sai como esperado e uma parte do desenho fica totalmente desproporcional e nos frustamos ao continuar com o trabalho, pensando nesses detalhes recomendo que você aprenda Como controlar o Aerógrafo para poder melhorar seu controle e aperfeiçoar sua habilidades nos trabalhos freehand.

Mas nesse artigo vou explicar uma técnica que muitos de nós deixa de praticar e ao realizar determinados trabalhos ficamos com certas dificuldades, o famoso DEGRADÊ, é uma das coisas fundamentais para se realizar trabalhos freehand, após ler todo o artigo você irá reparar a facilidade em como podemos controlar e praticar no dia a dia.

Vamos inciar nosso processo do degradê, criaremos um quadrado, vou utilizar  a cor preta para ressaltar o processo e você poder analisar como funciona com todos os detalhes:

DEGRADE - TUDO NA PRATICA

Após ter realizado o objeto de preenchimento, recomendo praticar com círculos, triângulos, quadrados, para maior compreensão das formas geométricas, vamos começar aplicando uma camada fina de tinta de cima para baixo como você pode ver na imagem a seguir para iniciar o nosso degradê.

DEGRADE - TUDO NA PRATICA

você pode analisar que a minha aplicação na parte de cima ficou um pouco carregado que na parte inferior, isso é uma forma de iniciarmos o processo demarcando onde ficará mais carregado (escuro) e onde finalizará.

Na próxima etapa você vai ver que o processo se repete até chegarmos no tom que queremos, sempre aplicando do mais escuro para o mais claro, para deixar o mais uniforme possível.

DEGRADE - TUDO NA PRATICA

Depois de ter aplicado mais um tom, vamos observando que onde desejamos que fique mais escuro e ao realizar o processo na parte mais clara vamos diminuindo a forma como aplicamos anteriormente, deixando o aerógrafo mais distante do objeto para que não carregue muito e fazendo com que tenha uma suavidade na aplicação.

Os próximos passos da aplicação é da mesma maneira ela pode ser mais demorada porem teremos melhor qualidade no resultado final.

DEGRADE - TUDO NA PRATICA

Nessa etapa acrescentei mais uma camada enfatizando mais o tom superior (escuro) do nosso degradê e suavizando o restante do trabalho para remover demarcações indesejadas, você pode observar o resultado na imagem a seguir.

DEGRADE - TUDO NA PRATICA

Depois de aplicado as camadas, você irar reparar que terá uma grande quantidade de Overspray ao redor do quadrado, e para evitar esse problema nos trabalhos você pode estar usando fita adesiva, stencil ou dependendo do tamanho você pode usar a mão como guia para evitar o over spray.

Dependendo do trabalho a ser realizado você poderá mesclar as cores fazendo com que não se apareça o over spray tornando-se invisível.

Essa é uma das técnicas que procuro praticar sempre para obter um resultado fantástico nos meus trabalhos, recomendo que utilize desenhos preto e branco para aprender a controlar o degradê e praticar as estás habilidades com o aerógrafo, caso você tenha algum trabalho em preto e branco compartilhe nos comentários.

O que mais você gostaria de APRENDER ? deixe seu comentário abaixo para que em breve consiga compartilhar esse assunto com você.