Nesse artigo gostaria de compartilhar uma experiência com você sobre ondulações de panos, muito utilizado para realização de bandeiras, no exemplo vou apresentar como você pode fazer uma bandeira da Inglaterra, com a perspectiva diferenciada e ondulada com sobre posição de cores.

Sem muitas delongas vou falar sobre algo que considero importante. Para conseguirmos um desenho bem detalhado e realista, precisamos evitar usar muito preto, por mais que pareça preto não é, e nesse trabalho utilizei o mínimo de preto possível para transmitir o efeito de profundidade que explicarei conforme os passos a seguir.

Na primeira etapa eu simplesmente demarquei o desenho no objeto que será pintado, como eu estou fazendo um desenho teste estou pintando em uma madeira qualquer.

01

Após termos realizado o desenho e demarcado no objeto para a realização da pintura, iniciaremos a próxima etapa pintando a cor vermelha, como você pode observar eu demarquei no desenho com linhas pontilhadas onde ira a ondulação da nossa bandeira, facilitando para min na hora da pintura do desenho, como você pode observar a imagem abaixo, onde será a ondulação deixei com um tom mais claro para depois acrescentar a cor correta.

02

Vamos fazer o mesmo processo com as cores azul e a branca, como você pode observar nos passos a seguir.

03

13

Depois de termos realizado a primeira camada que será utilizado como o tom médio para a nossa bandeira, vamos iniciar a aplicação dos próximos tons começando pelo tom mais escuro.

Para prepararmos a cor utilizaremos o azul que fizemos o preenchimento e um pouco de preto para escurecer um pouco apenas, após ter a tinta preparada na quantidade ideal, vamos aplicar onde ficaram as partes claras que deixamos a marcação.

04

No caso do azul acima utilizei os tons mais claros para levantarmos as partes que recebem a iluminação, utilizei o azul do preenchimento com um pouco de branco e apliquei conforme o movimento da bandeira e após finalizado apliquei um pouco de branco puro para representar a luz.

Após termos realizado a etapa do azul vamos para a parte branca deixando a vermelha por ultimo para deixarmos o desenho mais limpo com pouco over spray.

A parte branca vamos realizar um cinza claro e aplicar conforme fizemos com o azul, como pode observar na imagem abaixo.

06

Após realizado em todas as partes brancas vamos aplicar um tom de cinza mais escuro aplicando conforme a iluminação da bandeira demarcando seu movimento, como apresento na imagem seguir.07

E em seguida diluímos o preto deixando aguado e aplicando suavemente para demarcar as ondulações com mais enfase sem carregar muito, dando uma perspectiva para a nossa bandeira, como você pode observar na imagem a seguir.

08

Como não foi aplicado o tom na cor vermelha não vai parecer muito suas ondulações mas vamos aplicar utilizando o mesmo método do tom azul, vamos misturar um pouco de preto utilizando o vermelho que utilizamos para pintar sua base, após isso é só aplicar conforme a imagem a seguir.

10

Para deixarmos com mais vida nossa bandeira, vamos utilizar o vermelho base e aplicar onde terá a iluminação diretamente em nossa bandeira e em seguida vamos utilizar o mesmo vermelho base e misturar com um pouco de branco, aplicando suavemente no mesmo lugar para enfatizarmos ainda mais o tom de iluminação e para finalizar vamos aplicar o branco puro para destacarmos ainda mais nossa bandeira e enfatizar a sua ondulação, você pode observar o resultado abaixo.

12

Depois de realizado o tom branco no vermelho, é importante observar as faixas brancas e demarcar onde terá a sua iluminação afetada e com o branco corrigir, pois quando utilizamos o cinza deixamos uma quantidade de over spray tornando o branco acinzentado, e talvez não fique com as ondulações muito evidente como gostaríamos, aplicando o branco suavemente corrigimos esse detalhe.

Após corrigido os detalhes você terá um trabalho como a imagem seguir, é muito importante praticar estás técnicas pois sua realização não é a das mais simples mas com a pratica você conseguirá ótimos resultados.

finalizado

Antes finalizar este artigo quero lhe mostrar como realizar uma bandeira do brasil de forma simples utilizando uma outra técnica para você aperfeiçoar sua habilidades.

Está técnica é a mais simples que podemos utilizar para realizar bandeiras e obter um resultado mais próximo do que ensinei anteriormente com a bandeira da Inglaterra, para lhe auxilar melhor gravei um vídeo que vou te mostrar passo a passo como reproduzir qualquer bandeira sem a menor dificuldade.

Bandeira do Brasil – Parte 1

Bandeira do Brasil – Parte 2

Espero que com estes ensinamentos você consiga agora em diante realizar seus trabalhos com a maior facilidade e agilidade possível, não se esqueça de deixar seu comentário logo abaixo para que eu saiba se você gostou do conteúdo ou se precisa de alguma ajuda. O que mais você gostaria de APRENDER ?