No artigo de hoje gostaria de falar sobre um assunto, que vejo muita gente com dificuldade, mesmo as pessoas que já tem uma grande experiência na aerografia, ainda sofre para realizar algumas técnicas e conseguir fazer trabalhos fantásticos.

Quando falamos em aerografia temos uma infinidades de técnicas que podemos utilizar para fazer os nossos trabalhos, algumas dessas técnicas exige que tenhamos um controle muito bom ao realizar os traços e criei um artigo falando como controlar o aerógrafo com duas etapas simples.

E também você pode aprender outra técnica muito importante que é realização do degrade, para fazermos alguns detalhes mais realísticos e você pode aprender mais no artigo que ensino como obter um degradê homogêneo.

A técnica que gostaria de me aprofundar hoje, é uma das técnicas mais utilizadas para a realização de qualquer trabalho, essa técnica se chama Stencil.

Nesse artigo vou te explicar:

  • Como a tecnologia pode te ajudar a ganhar tempo no aprendizado;
  • Como você pode fazer o seu Stecil de uma referencia;

Como a tecnologia pode te ajudar a ganhar tempo no aprendizado

Com um Stencil podemos realizar inúmeras vezes o mesmo trabalho, sem que tenhamos que ficar pensando muito por onde começar.

Para mostrar como você pode criar seus próprios stencils.

Primeiro devemos entender, que saber usar a tecnologia, irá nos beneficiar muito principalmente, para agilizar o nosso aprendizado e é claro deixar nosso trabalho cada vez mais realista.

Sem que tenhamos que gastar muito material para aprender todas as técnicas do zero, sempre com o processo de acerto e erro, o que vai custar muito dinheiro e o pior tempo que muitas vezes não temos para nos dedicar ao máximo somente a aerografia.

E qual é a vantagem de usar a tecnologia para criação dos Stencils?

Bom uma das vantagens, é que caso pegue um trabalho com muitos tons de cores e nem todos irão estar com as cores bem separadas como vetores.

Só isso deixaria o seu trabalho bem mais difícil pois, teria que imprimir seu Stencil da maneira que, cada cor fique em uma folha separada e pode imaginar quantas folhas você teria.

Agora com a tecnologia podemos identificar alguns tons somente e fazermos o degrade de acordo com a referencia sem gastar muitas folhas.

Ou podemos pensar em outro beneficio que seria, caso queira outro tamanho para o mesmo trabalho, é claro como o nosso Stencil foi feito com o auxilio de um computador, além de não precisarmos fazer todo o processo novamente de marcação (vetorizar) pois estará salvo, podemos mudar o tamanho desse Stencil facilmente e replicar o desenho quantas vezes precisarmos.

Sabendo disso, você pode imaginar, como trabalhar com o Stencil tem os seus benefícios, quando utilizamos eles nos ajuda muito no controle do aerógrafo, com ele você tem a demarcação da referencia e pinta o trabalho inteiro por parte separadas.

E usando a tecnologia irá te auxiliar ainda mais no processo final.

Como você pode fazer o seu Stecil de uma referencia

Escolhi um dragão para exemplificar a criação do nosso Stencil, eu uso o programa Adobe Fire Works e você pode baixar no site da Adobe

Esse programa pode ser adquirido por 30 dias gratuitamente e depois você decide se vai querer compra ele definitivo ou não.

Você deve entrar no site da Adobe para fazer o Download.

Começaremos o nosso Stencil pelos chifres e usando a ferramenta “caneta” coloco o zum e passamos a selecionar as partes que iremos imprimir separadamente, as camadas como são chamadas.

E fazendo isso utilizando um programa de vetor não deixará o seu desenho “pixelado” que seira uma má qualidade quando você imprimir na folha.

Após ter selecionado o que desejava, eu bloquei o a imagem referencia, selecionei a marcação e pronto você já tem feito o chifre dele pronto. Somente utilizando a ferramenta caneta, como os dois chifre eram iguais, pude duplicar a seleção que fiz, inverti o lado e ajustei com isso temos o nosso Stecil dos chifres. 

E é importante você colocar uma demarcação chamada de elipse,  a cima do desenho com uma boa margem, para não atrapalhar a pintura e isso serve para colocar em baixo também.

Assim você consegue utilizar essas demarcações como guia, para cada cor sem o stencil ficar saindo de posição e você ter a garantia que está pintando o local correto.

Temos que continuar fazendo esse processo para o restando do nosso desenho, vou mostrar isso melhor ainda com um vídeo que preparei e espero que você se atente em tudo que faço nele. 

Para conseguir entender onde fica cada ferramenta desse programa, utilizando ele para você fazer os seus Stencils e possa imprimir sem dor de cabeça. 

E você consegue repetir quantas vezes quiser o vídeo para não perder nenhum detalhe, espero que tenha te ajudado, falando sobre qual o programa eu utilizo e falando um pouco sobre o quanto podemos ganhar tempo no nosso aprendizado com a a tecnologia.