A arte é um dos melhores meios de se expressa!

Leia até o final descubra como ter sucesso e não desistir do seu sonho, você vai entender que deve sempre seguir em frente se realmente ama o que faz.

Nesse artigo vou te explicar:

  • Como estudar sempre e em qualquer lugar;
  • Como podemos ter foco;

Quero começar dizendo que TODO SER HUMANO SEM EXCEÇÃO, TEM ALGUM TALENTO ARTÍSTICO! 

Não acredita? Você desenha mal? Canta mal? Atua mal? Pinta mal? Não tem criatividade?

Então, fique tranquilo, porque tudo isso não é um DOM divino, algo que você nasce sabendo, é uma questão de prática, isso mesmo! É só a pura dedicação a praticar algo e com certeza você irá se adaptar conseguindo fazer o que deseja até mesmo atingir o nível de “masterizar” isso ao que se dedicou.

Quero explicar que “masterizar” é um modo para falar que alguma pessoa já sabe fazer algo muito bem, quase se precisar pensar para executar e isso por ter tentado fazer inúmeras vezes e de todas as formas.

Podendo agora trabalhar com isso ou até mesmo ensinar as outras pessoas a fazerem a mesma coisa e acredite todos sem exceção temos o mesmo potencial para alcançar o níveis tão altos.

Nem precisaria de muito para exemplificar mas as pessoas não nascem definitivamente sabendo dirigir por exemplo. 

Quando tirão a carta tem dificuldades, o medo aparece, a insegurança fica ao seu lado, leva um tempo para conseguir pegar o jeito de trocar a macha, olhar os retrovisores mas, depois de ter passado o tempo essa pessoa consegue ir com o carro para todo o lugar e isso é assim com todos.

Basta apenas a pessoa não desistir pois, dificuldades existiram e sempre acontecerá algo que não estava planejado mas, se olhar para isso e tiarar um aprendizado com certeza vai tirar uma lição da situação.

E conseguirá atingir um nível, em que alguém peça uma carona ou um amigo vá sair com você, isso mostra o quanto você evoluiu, sendo capaz de fazer qualquer coisa, afinal essa pessoa está ali confiando a vida dela a você, o que pode ser mais arriscado que isso e vemos essa situação todos os dias carros para cima e para baixo sem olharmos dessa maneira.

Talvez por não termos o contato direto todos os dias com o que você busca a aprender de novo pode gerar um espanto e até parecer muito difícil a ponto de não achar ser capaz.

Voltando para o tema da arte que é onde quero te orientar, é que muita gente sabe é que existem escolas de desenho, pintura, canto, teatro e etc…

Mas o que não sabem é que ninguém nasce com o DOM da voz perfeita, com a expressão perfeita para atuar, com o pulso firme o bastante para desenhar e etc…

De fato algumas pessoas têm alguns sentidos mais apurados, como eu gosto de falar temos certas aptidões por “N” motivos e sendo dos mais variados possíveis.

Como se sua família gosta de praticar determinado esporte, podendo fazer você se interessar por isso, chegando a ter uma convivência diaria na sua infância, isso pode fazer com que sai na frente de alguém, que não tenha tido essa experiencia, de fato te daria algo para se destacar no começo.

Mas com certeza a unica coisa que faria você ser bom, como eu disse masterizar algum tipo de arte ou algo em outro campo da vida, seria se dedicasse muito ao que você deseja.

O fato é que mesmo você tendo uma aptidão ou uma pré disposição genética para algo, não impede de alguém que não tenha isso te supere ou que você está garantido entre os melhores pois, tudo está em constante mudança.

Pense nisso, algum atleta de alto rendimento parar de treinar por um tempo, mesmo que tenha feito isso dês de sua infância, com certeza irá ficar para trás de alguém que não parou no mesmo momento que ele, ou ainda mais outra pessoa possa começar no momento em que ele parou sem nunca ter feito aquela atividade e conseguir muito mais resultado, por conta de um esforço maior ou vontade que essa pessoa possa ter.

Uma das coisas que você sempre deve levar em consideração, é que tem sempre alguém mudando o jeito de fazer algo e mesmo aqueles que já são bons no que fazem tendo masterizado o que mais gostam de fazer é preciso sempre acompanhar de perto as novidades.

Não quero que pense nisso como algo cansativo, estou escrevendo justamente para impulsionar a sua vontade de melhorar e acreditar que é possível conseguir fazer.

No meu caso sito a aerografia essa arte que eu gosto e você pode fazer isso muito bem, porque não até melhor que eu.

Isso mesmo! você não tem limites, não tem um momento para começar algo, mesmo que seja totalmente novo para você, apenas tente, se dedique praticando o máximo possível, não pense em ser o melhor e nem de se privar de outras coisa que gosta.

Porque por mais que esteja focado, é importante sempre estar com um tempo para o seu lazer, estranho pensar assim, não é? Agora a pouco escrevi que vai ter sempre alguém em um momento pronto para te superar.

Mas a verdade é que você tem que fazer o que gosta sabendo que está fazendo o seu melhor e sem deixar que essa nova experiencia seja vivida de maneira ruim te esgotando a ponto de você querer parar.

O segredo para conseguir alcançar um ótimo nível no meu caso, foi sempre buscar novos jeitos de conseguir aprender aerografia, seja praticando com o aerógrafo e fiz um vídeo falando que sempre pratiquei de 2 a 3 horas por dia e quando melhorei passei a treinar 4 horas por dia veja esse vídeo a baixo.

Como estudar sempre e em qualquer lugar

Mas como dizia, se não estava com meu aerógrafo procurava novas técnicas para observar outros artistas fazendo, então tentava colocar em prática, olhava referências que podia praticar, tentava entender os efeito de luz e sombra e não só isso sempre usei a tecnologia para me auxiliar.

Como por exemplo, aprendi a mexer em programas como Corel Draw, Photoshop, Fire Work tudo para que quando fizesse as minhas artes, pudesse extrair o máximo de mim e claro ajudando muito no meu aprendizado evoluindo muito mais rápido.

Quero que se lembre que todos somos diferente e temos vontades diferentes mas, ninguém consegue nada sem algum esforço e quero pedir a você para pensar, caso ainda não pense dessa maneira é claro, que seja qual for o artista ou pessoa a quem você tem de inspiração, não chegou no patamar onde está atoa.

Falar que está assim, porque foi beneficiado, teve sorte ou até mesmo nasceu com o DOM, essa ultima hipótese eu te garanto que não foi por isso.

Agora o que eu quero que você pense, é não somente em o que essa pessoa faz e sim como ela faz.

Então, tente fazer o mais próximo que puder da mesma maneira e leve isso para sua rotina isso é o que muda tudo.

Quando encaixamos novas atividades em nosso dia a dia, não temos como deixar de estar envolvido com essa nova tarefa, vamos chamar de novo projeto.

Assim, não vamos encarar essa nova atividade que você está com vontade de desempenhar ou de aprender algo sobre isso, como se fosse desmotivador mas, algo que realmente você queira e goste, não importando o tempo que tenha ou leve para alcançar o seu objetivo..

Haverá contra tempos nesse tempo que levará para conseguir chegar até a sua meta final mas, me diga o que realmente temos como controlar completamente? Nada! Não é mesmo? 

Deve sempre lembrar de ir evoluindo aos pucos não se comparar e caso queira fazer isso, compare com o seu maior adversário, que é você mesmo.

Parece frase pronta não é? Mas acredite eu poderia ficar o dia todo para ensinar você, se caso realmente não quiser aprender e não iriamos sair do zero ou seja você é o grande diferencial em qualquer atividade que queira fazer.

Claro não vou ser hipócrita e dizer que não tem meios para conseguir fazer essas novas atividades mais rapidamente.

Vamos pensar que você tenha dinheiro então, poderia começar na aerografia com melhores equipamentos, com curso mais atuais, para aprender técnicas mais facilmente, mas mesmo assim, me lembro que não tive nenhum desses meios disponíveis e cheguei nos meus resultados que sempre desejei nas minhas artes.

Quero dizer que mesmo com mais dinheiro, tempo, ou aptidão não é um DOM e nada disso fará com que você consiga masterizar algo

Fazer disso que você gosta, sua fonte de renda se você realmente quiser aprender e se dedique, calar você pode acelerar o processo ma, não vai conseguir ir mais longe que alguém que não deixe de praticar nunca ou que faça isso por mais tempo e com mais empenho.

Uma hora todos conseguimos alcançar o que queremos, falo de maneira geral pois, muito do que estou escrevendo aconteceu comigo e também venho acompanhando diversos profissionais e pessoas a quem admiro que não falam que há alguma outra maneira a não ser a dedicação. 

Acredite podemos aprender e fazer a maneira certa se desejarmos e se empenharmos no que gostamos.

Preste sempre atenção em suas pequenas evoluções pois, assim saberá que está no caminho certo. 

metodos de aprendizado - tudo na pratica

Agora vamos falar um pouco mais na prática para você tirar a prova real o que estou escrevendo não é mentira.

Existem pessoas que consegue aprender muito mais rápido, apenas OUVINDO outras apenas OBSERVANDO e outras que só conseguem entender caso coloquem em prática para concretizar o aprendizado.

Porém, estes sentidos podem ser evoluídos e melhorados, com MUITA PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO, o segredo é nunca desistir. Tem uma frase que gosto muito de lembrar que é “ AS PESSOAS NÃO FALHAM ELAS DESISTEM – Conrado Adolpho “.

Se você realmente ama fazer aerografia ou algum outro tipo de trabalho, você tem que se dedicar como foi o meu caso pois, no inicio tudo tende a dar errado, mas isso é um ciclo que todos passamos e se você não desistir na primeira decepção você chegará em seu objetivo.

Busque ajuda, vá até escolas ou vá atras de cursos, você pode desenvolver os tais ”talentos artísticos”.

Ainda não está acreditando que é fácil? Pense quantos Artistas ou cantoras você acha que existem…

Basta dar uma olhadinha no Youtube, existem milhares!

Teriam nascidos todos com o dom da voz perfeita? A resposta é Não!

Alguns tiveram um pouco mais de facilidade em desenvolver a evolução da voz e da percepção dos sons com mais facilidade, porém os outros 90% das pessoas aprenderam, melhorando, treinando e hoje são igualmente bons ou melhores!

Porque então, muita gente quer ter este talento e não consegue? A resposta é porque desistem! Imaginam que na primeira semana, irá cantar igual à Beyoncé ou pintar como um PICASSO.

Não é assim, requer tempo, empenho, e vamos ter o resultado e isso que importa!

Como podemos ter foco

gravar a pintura para realizar o processamento - tudo na pratica

Irei-te falar como podemos ter foco de a cordo como eu mesmo fiz.

Uma técnica que gosto de utilizar, é uma técnica que leva um certo tempo para termos uma percepção de evolução mas, funciona. 

Simplesmente gravo quando estou realizando minhas pinturas, assim tenho como comparar o processo que fiz e o que estou fazendo após 2 semana.

Dessa forma, consigo observar, depois de estudar quais os pontos a serem melhorados, obtendo uma clareza onde posso me ajustar e assim vou praticando permanecendo em constante evolução.

A arte é uma ponte de ligação com o famoso “EU INTERIOR”, se você já pintou um quadro com a técnica do abstrato (sem forma), com certeza percebeu que mesmo sem forma alguma e deve ter ficado pelo menos bom aos seus olhos.

O abstrato é a melhor forma de mostrar que todos temos talentos, porque quando pintamos algo sem forma, simplesmente jogamos a tinta, fazemos riscos sem propósito e mesmo assim conseguimos pintar.

Pois nosso cérebro se encarrega disso sozinho e é o que eu chamo de talento primitivo!

Uma das principais provas que todos nós temos talento para o ARTE, é simplesmente observarmos que 99% do mundo sabem escrever sua língua nativa.

Estranho não é mas, a escrita não passa de um desenho, que é passado de geração a geração e praticado todos os dias, você pode fazer um teste, pegue um desenho e faça ele a primeira vez, você poderá reparar que terá dificuldades, mas após fazê-lo por mais 15 vezes notará a facilidade e destreza ao realiza-lo.

Gosto desse método para treinar atividades novas e deixar meu cérebro assimilar por completo a nova informação

Costumo repetir inúmeras vezes a mesma técnica para atingir outro nível e como já disse e quero enfatizar a prática e dedicação são o necessário para você conseguir executar qualquer arte na aerografia.

E vou te dar um conselho, apenas um, não confunda querer ser famoso com querer ser um artista.

Pois, você só será um artista e famoso se realmente amar o que faz, para não parar diante de nenhum obstáculo, seja qual for e pode levar esse conselho para sua profissão.

Se você quer ser famoso, a várias outras formas, nem todo artista é famoso.

Nesse artigo passo algumas partes da minha trajetória que você pode usar no seu dia a dia, para ter 1% de evolução, para conseguir pouco a pouco e no final ter o sucesso desejado.

Não se esconda atrás de MITOS, que a população impõe, porque somente assim, você assume a responsabilidade que é devida a você em ter que estudar, se dedicar, praticar e irá chega lá alcançando o seu objetivo.