Se você deseja aprender aerografia você sabe que muito do que utilizamos para realizar nossas artes é o famoso stencil. Cortar um stencil na mão não é nada fácil, e você sabe disso, não é mesmo?

Saber preparar um stencil seja para cortar na mão ou em uma máquina a laser é fundamental saber algumas coisas antes para facilitar todo o processo.

Para isso vou te ensinar nesse artigo sobre:

  • O que é stencil e para que serve;
  • Como fazer seus stencils;
  • Como cortar seus stencils;
  • Materiais usados para cortar seus stencils;
  • Onde comprar seus stencils.

Vamos então entender mais a fundo como os stencils pode facilitar no desenvolvimento das nossas artes e para isso precisamos entender o que é um stencil.

O QUE É STENCIL E PARA QUE SERVE?

Um estêncil é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração que pode representar um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, através da aplicação de tinta, aerosol ou não, através do corte ou perfuração em papel ou acetato.

Resultando em uma prancha com o preenchimento do desenho vazado por onde passará a tinta.

O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.

Grafite em que foi utilizado estêncil, por extensão de sentido, um estêncil é também um tipo de folha de papel fino que serve de matriz para impressão por mimeógrafo e a base da pintura serigráfica.

Tanto na mimeografia, como na serigrafia, múltiplos stencils são usados sobre a mesma superfície, produzindo imagens em mais de uma cor.

Atualmente muitas áreas da arte usam o stencil como uma forma de agilizar o processo e garantir qualidade no trabalho final.

Um stencil pode ser facilmente produzido usando algumas técnicas básicas para você aplicar em seus trabalhos.

COMO VOCÊ PODE FAZER SEUS STENCILS

Atualmente existem duas possibilidades de você produzir seus stencil sendo:

  1. Manualmente;
  2. Usando a tecnologia;

REALIZANDO STENCIL MANUAL

Produzir um stencil manualmente pode existir algumas restrições que pode impedir ou fazer com que você demore muito para finalizar o seu stencil.

A produção de um stencil manual recomendo que seja para artes simples que não necessitam de muitas camadas e possa ser cortado no tamanho de uma folha A4.

Produzir um stencil maior que uma folha A4 pode ser muito trabalhoso e haver defeitos que poderão ser perceptíveis após a pintura.

Você pode acompanhar no vídeo a seguir como realizar seus stencils de forma manual e conseguir melhorar a qualidade das suas artes.

PROGRAMAS QUE PODEMOS UTILIZAR

Para artes mais complexas existem programas que podemos usar em nosso computador para desenvolver o projeto facilmente.

Esses programas permite que você possa realizar suas artes com qualquer tamanho, nesse caso você não terá um limite e poderá aproveitar ao máximo o software para trabalhar ao seu favor.

Para isso vou abordar sobre 3 software que você pode estar usando.

COREL DRAW – PAGO

O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation no Canadá.

Atualmente esse software ele é disponibilizado por 15 dias grátis, sendo necessário a compra de uma key para continuar a utilizar o programa para o desenvolvimento dos seus trabalhos.

O Corel Draw é um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo:

  • desenhos artísticos,
  • publicitários,
  • logotipos,
  • capas de revistas,
  • livros,
  • entre outros.

O Corel Draw é atualmente um dos programas mais usados pelas gráficas que desenvolve cartões de visita, banners entre outros produtos.

Atualmente considero o Corel Draw um dos programas mais fácil de se manusear e desenvolver os stencils seja ele grande ou pequeno.

ILLUSTRATOR – PAGO

Adobe Illustrator é um editor de imagens vetoriais desenvolvido e comercializado pela Adobe Systems.

Foi criado inicialmente para o Apple Macintosh em 1985, e foi comercializado para todo o público em 1995 como complemento comercial de software de fontes da Adobe e da tecnologia PostScript desenvolvida pela empresa.

Atualmente a  Adobe disponibiliza inúmeros softwares para o desenvolvimento web e para trabalhos gráficos.

O Illustrator ele é disponibilizado por 30 dias grátis e após o término do período é necessário um pagamento mensal para continuar usufruindo do software.

O Illustrator é um programa mais complexo de se manusear, porém com muitos mais recursos disponíveis que o próprio Corel Draw, se você deseja agilidade e qualidade o Illustrator pode ser uma boa opção para você usar.

INKSCAPE – GRÁTIS

O Inkscape é um editor de gráficos vectoriais de código aberto semelhante ao Adobe Illustrator, Corel Draw, Freehand, or Xara X.

O que o torna único é a utilização de Scalable Vector Graphics (SVG), um standard W3C baseado no standard XML, como formato nativo.

O software INKSCAPE é muito semelhante ao Corel Draw, porem algumas funcionalidades não são fáceis de se mexer.

Para realizar seus stencils esse software vai permitir que você consiga ótimos resultados como os programas mencionados anteriormente.

E o melhor desse programa é que ele é totalmente gratuito que não existe nenhum investimento financeiro, facilitando todo o processo para o desenvolvimento dos seus stencils.

Para ajudá-lo entender melhor sobre cada programa que apresentei acima, preparei uma playlist, explicando cuidadosamente como você pode baixar cada um dos programas facilmente.

O processo é bem simples porem exige um pouco de cuidado e paciência até tudo estar finalizado e pronto para uso.

PLAYLIST COMPLETA CRIANDO STENCIL

Nessa playlist vou te ajudar a aplicar os seus conhecimentos para realizar um stencil multicamadas.

Esse tipo de stencil é formado por mais de 4 vias sendo necessários alguns cuidados em sua execução.

MATERIAIS USADOS PARA CORTAR STENCIL

Agora que você já tem uma boa noção de como desenvolver seus stencils, preparei um vídeo para explicar detalhadamente os tipos de materiais que você pode usar para realizar seus stencils facilmente.

Existem alguns materiais que são mais difíceis de se cortar que tem uma boa duração e tem materiais que são fáceis de cortar que tem uma baixa duração.

Você assistindo o video vai entender como escolher o melhor material para o seu tipo de stencil e deixar seus trabalhos com um ótimo acabamento.

COMO CORTAR OS STENCILS

Cortar um stencil pode parecer simples mas dependendo da arte que você deseja transforma em stencil pode ser algo muito complexo e demorado.

Se você já tentou cortar um stencil você sabe que algumas partes podem ser removidas ao realizar um corte contínuo.

Para solucionarmos esses detalhes é muito simples porém se você estiver com uma arte muito complexa pode ser totalmente inviável fazer isso sem o auxílio da tecnologia.

Para auxiliar no seu desenvolvimento vamos entender como realizar o corte correto do nosso stencil para não termos problemas de partes importantes sair em nossa mão.

CORTANDO O STENCIL MANUALMENTE

Corta um stencil pode ser muito simples se for uma arte não muito complexa, porém nem sempre o seu cliente vai aparecer com uma arte simples que você consiga realizar na mão.

Para você realizar um stencil manual não é tão difícil porém exige tempo e muita paciência.

Para que você ter uma noção de como pode realizar a criação dos seus stencil sem a necessidade de uma máquina, preparei um vídeo rápido para te ajudar.

Nesse vídeo vou te mostrar passo a passo onde você deve tomar cuidado para não errar e deixar o corte o melhor possível.

PROBLEMAS DE CORTAR O STENCIL MANUALMENTE

Como você aprendeu anteriormente cortar um stencil sem muitos detalhes é simples e rápido você só tem que se atentar em alguns pontos para que algumas peças não seja removida.

Porem existe alguns tipos de desenhos que vai exigir muito da sua experiência em cortar stencils e se você ainda não viu a playlist que preparei para você anteriormente, aconselho que veja para entender como um simples stencil pode ser tornar algo muito complexo.

E quando cortarmos stencils muito complexos a mão devido o estilete ou bisturi perder o corto com o passar do tempo é onde começa os problemas.

Onde era para ser uma linha reta fica ondulada parecendo uma cobra, a folha começa a rasgar entre outros problemas que ocorre no processo.

Se você faz uma pintura por hobby até é possível você desenvolver trabalhos mais complexos, porém se você deseja trabalhar profissionalmente e obter um retorno financeiro, você não vai ter escolha, vai ter que buscar outra alternativa.

Quando um stencil tem muitos detalhes que dificulta o corte, temos que buscar outras alternativas para solucionar esse problema rapidamente e conseguir manter a melhor qualidade em nosso trabalhos.

Se você tiver dificuldades para entender como o processo funciona você pode ver o artigo completo sobre o grande truque para cortar seus stencils e ver algumas dicas extras para lhe auxiliar em seu trabalho.

Nos próximos tópicos vou apresentar algumas das melhores tecnologia do assunto para você escolher e utilizar para cortar seus stencils, então continue lendo esse artigo.

MÁQUINAS PARA CORTAR O STENCIL

Com a evolução da tecnologia estamos rodeados de novos equipamentos de última geração para facilitar nosso dia a dia.

Seja na indústria da pintura ou do artesanato, precisamos sempre nos manter atualizado para saber o que realmente vale a pena investir para facilitar nossos trabalhos.

Mais adiante vou te apresentar alguns dos equipamentos que se você não sabia que existia, agora deve se tornar uma prioridade na sua lista de compras.

CORTANDO STENCIL COM SILHOUETTE

A Silhouette possui recursos normalmente só encontrados em máquinas de valores bem altos.

Todas estas características foram adaptadas para ajustar o tamanho e preço, tornando a Silhouette um produto de baixo custo, mas poderosa e funcional o suficiente para satisfazer a todos que necessitam de corte de pequena dimensão e com riqueza de detalhes.

A Silhouette Cameo: tem 53 cm de comprimento por 13 cm de profundidade e 16 cm de altura – menor do que a maioria das impressoras jato de tinta.

Ela pesa apenas 5kg e tem força de corte suficiente para cortar papéis de alta gramatura, de até 285g/m². Área máxima de corte: 30,5cm x 5m, suficiente se você deseja trabalhar com peças de motos ou carros.

Atualmente existem outras variedades de modelos Silhouette que você pode escolher algumas com recursos exclusivos que facilitam o trabalho do dia a dia.

O valor de investimento é a partir de R$ 1.200,00 levando em conta o equipamento mais simples que a empresa disponibiliza, você pode conseguir recuperar o investimento em menos de 1 ano de acordo com a região em que você trabalha.

Sem dúvida a Silhouette é uma boa opção para você cortar seus stencils e realizar trabalhos exclusivos para seus clientes.

Com o vídeo a seguir você vai poder entender como a Silhouette pode ser uma verdadeira opção para os seus trabalhos.

CORTANDO VINIL COM A PLOTER

Se você deseja trabalhar na aerografia e utilizar stencil para auxiliar o seu desenvolvimento a plotter sem dúvida é uma verdadeira opção para você ter.

Essa máquina é ideal para quem trabalha com marcação de moldes da indústria têxtil, desenho técnico de plantas, corte de vinil adesivo para sinalização, decoração e publicidade, etc.

A Plotter de Recorte tem a largura de 72cm, recorte adesivos e papéis com espessuras de 1mm e com gramatura 300.

Ela possui baixo ruído, alta velocidade, alimentação ilimitada, design avançado, estrutura mecânica precisa, alta precisão no recorte de detalhes ou de letras pequenas.

Função reverse de mídia, tela grande de LCD, fácil manutenção e de uso prático e simples.

Veja no vídeo a seguir como a Plotter de recorte pode ser utilizada para você realizar suas artes e se destacar no ramo da aerografia com trabalhos impecáveis.

CORTANDO STENCIL ALTA QUALIDADE COM A MÁQUINA A LASER

Sem dúvida você já deve conhecer essa belezinha… não é mesmo?

As maquinas de corte a laser permite que você realize trabalhos variados e em diversas superfícies para obter o melhor resultado para as suas artes.

Realizar um stencil com uma máquina a laser vai proporcionar qualidade e alta definição em seus projetos.

Atualmente você pode encontrar vários produtos disponíveis no mercado que contam com excelente custo-benefício para atender diversos padrões de negócios de vários segmentos.

Essa máquina é capaz de cortar e gravar materiais planos não metálicos com precisão e rapidez.

Podem ser operadas facilmente e possui opção de grelha de Tira (para materiais rígidos) ou Colmeia (para materiais flexíveis). Além de permitir uma completa gama de áreas de trabalho para desempenhar um bom serviço com solução sob medida.

Se você já se perguntou como realizar um stencil de boa qualidade e com uma duração ilimitada, a máquina a laser é a única que pode lhe proporcionar um corte fiel ao seu desenho e com um ótimo acabamento em até superfícies mais rígidas.

Você pode entender melhor o funcionamento da máquina a laser no vídeo a seguir e compreender os tipos de materiais que pode ser trabalhado com esse equipamento.

Se você deseja realizar um stencil maior que uma folha a4 você pode ver o conteúdo na integra que preparei sobre este assunto.

ONDE COMPRAR STENCILS PARA AEROGRAFIA

Agora que você já conheceu as diversas formas de realizar seus stencils, é claro que algumas fáceis de se fazer outras até mais complexas.

Muitas pessoas me pergunta, onde posso comprar meus stencils sem que eu necessite cortar ou utilizar um equipamento?

Um do locais mais seguros e que contem diversos modelos de stencil para você utilizar para realizar na aerografia é na Toral Comércio.

A Toral Comercio trabalha com a revenda de stencils específicos para aerografia que são realizados com corte a laser de alta precisão e em um material de alta resistência a solventes.

Você pode solicitar na Toral os stencils já existentes ou fazer um novo orçamento de stencils específicos para o seu trabalho, é claro que stencils sob encomenda terá um valor diferenciado dos já pré existentes.

Quais stencils você encontra na Toral Comércio:

  • True Fire (Real Fire);
  • Tio Patinhas;
  • Blend Shield;
  • Skull (Caveiras);
  • Texturas (Madeira, Caveira, e outros).

Esses são alguns dos principais modelos que você pode encontrar na Toral Comercio e que irão fazer a diferença em suas artes e veja também o artigo que preparei falando sobre os 4 stencils que não pode faltar para você realizar suas artes.

Agora veja como é fácil de utilizar esses stencils em suas artes e como você pode transformar seus trabalhos ao utilizar stencils específicos para aerografia.

Com essas dicas que apresentei para você nesse artigo, vai ficar fácil você realizar suas arte e deixar seus trabalhos muito mais atraente para o seu cliente.

Agora como você realiza seus stencils?

Comente abaixo para aprendermos juntos sobre como podemos melhorar nossos trabalhos utilizando os stencil.

Ebook - Como dominar aerógrafos XINGLING