Neste Artigo irei continuar a realização da nossa bola de futebol, vou mostrar todo o processo passo a passo, para você realizar seus trabalhos até a pintura final.

Caso você não tenha visto o primeiro artigo que falo sobre O essencial para você realizar aerografia, você deve ver agora mesmo, recomendo que veja antes de prosseguir.

Nesse artigo vou te explicar:

  • Passo a passo do processo da pintura da boa de futebol;

Essa é a segunda etapa, onde você ira aprender como o trabalho na aerografia é realizado do começo ao fim.

Nesse trabalho da bola de futebol utilizei tinta vinifica fosca, para obter uma cobertura mais eficiente pois, a pigmentação da tinta é muito mais forte que a tinta automotiva, você pode entender mais sobre as tintas no artigo tudo que você precisa saber sobre tintas.

É importante você analisar os tons do desenho antes de realizar o trabalho, para facilitar na hora da pintura, como estou realizando uma bola de futebol que não tem uma variedade de cores muito grande o trabalho se torna mais simplificado.

Porém não se engane quanto mais trabalhos simples fizer você já irá melhorar a sua habilidade, então recomendo você praticar inúmeros trabalhos simples como a bola de futebol.

Para ganhar agilidade e principalmente poder praticar o controle do aerógrafo assim com o tempo você vai reparar que os trabalhos ficarão cada vez mais fáceis.

Se você realizar os trabalhos com calma e todo dia praticar traçado como ensino em um dos meus conteúdos anteires onde falo sobre como controlar o aerógrafo com duas etapas simples.

Os desenhos que você vem fazendo ao longo desse tempo, ira notar a grande evolução e sempre pratique estipulando um tempo mínimo para você conseguir fazer o trabalho.

Utilizando essa técnica e com todo o meu tempo de estudo obtive a conclusão de que em menos de 2 Meses praticando aerografia, podemos obter grandes resultados e fazer trabalhos que jamais iríamos imaginar fazer.

Então vamos começar, o primeiro detalhe que eu gostaria de ensinar seria como fazer para posicionar o seu Stencil na superfície que você irá pintar com ele já cortado.

Como você pode fazer isso, tem uma forma que eu gosto muito de usar e é bem fácil.

Corte pequenos quadradinhos na parte onde não retiramos do no nosso Stencil e que são as partes pretas no meu caso.

E colocando fita crepe, para quando encostar o Stencil, ele conseguir prender com a ajuda dessa fita, que vai ficar em contato direto com o local da pintura, através dos pequenos buracos que foram feitos e tampados com a fita crepe, fazendo com que o Stencil fique fixo e não ocorra de se mexer.

Agora o segunda parte vou aconselhar a você a diluir um pouco mais a tinta vinílica pois, ela é um pouco mais forte, então fará com que flua melhor no seu aerógrafo.

E com essa tinta no tom preto, devemos aplica-la em volta do Stencil e dentro também, para conseguir dar um contraste maior com esse fundo e a bola e isso só fazendo um esfumaçado.

Terceiro passo ao retirar o Stencil deve começar a pintar as partes pretas, agora você já tem um guia onde fica as partes brancas e não se assuste em pintar as partes que são brancas com um pouco de preto.

Você deve fazer essa cobertura das partes pretas e já conseguindo com o tom preto, que é bem forte, deixar marcado na superfície.

Após ter pintado os lugares que são de tom preto, lembrando que deve ser feito os detalhes como as linhas da bola de futebol.

Vamos para o quarto passo, voltamos a colocar o nosso Stencil, agora com bastante cuidado para centralizá-lo de acordo com a pintura com o tom preto que acabou de fazer.

Feito isso, devemos trocar a tinta para a cor branca e vamos começar o nosso quinto passo.

Nesse momento você deve ter um tom um pouco mais cinza, que você consegue ao misturar a tinta banca com um pouco de preto.

Para assim ter a coloração certa da bola de futebol que não é 100 % branca e deixamos a cor branca para fazer os detalhes da a iluminação.

E feito a cor correta você deve pintar tudo o que está vazado no seu Stencil, tomando o cuidado em pintar todas as partes brancas sem exceção.

Vamos para o nosso ultimo passo, que é retirar o Stencil, agora você já pode visualizar a sua bola de futebol.

Mas, não finalizamos temos que utilizar a fita crepe, como já havia mencionado no artigo anterior O essencial para você realizar aerografia, podemos resolver qualquer detalhe que possa ter ficado esfumaçado nas partes brancas.

Com o auxilio desse método você consegue isolar a área que não quer pintar e fazer os detalhes corrigindo qualquer Over Spray que tenha ocorrido

Para fazer a linha que eu havia retirado do Stencil, é só colocar duas fitas crepe uma ao lado da outra, deixando somente uma pequena linha e você  aplica o tom desejado conseguindo fazer um traço bem fino sem ter muito o controle do aerógrafo.

Chegamos ao final desse trabalho, esse trabalho da bola de futebol que falei o  passo a passo dele, eu gosto de fazer quando não tenho muito tempo disponível para fazer trabalhos mais complexos e você pode conferir o resultado final abaixo:

Aerografia bola de futebol - tudo na pratica

Mas caso tenha ficado alguma dúvida ainda ao ler o artigo que eu fiz explicando esse passo a passo, tenho um vídeo especialmente feito para você entender esse processo e visualizando na prática. Assista logo a baixo 

Espero que tenha gostado e não deixe de praticar e compartilhar com seus amigos essa arte que nós adoramos.