Nesse artigo vou te mostrar que não é preciso muito aprendizado para conseguir iniciar no ramo da aerografia, é claro que caso deseje fazer desenhos elaborados, terá que se dedicar mais e também treinar bastante e principalmente as técnicas de Free Hand.

Mas em meu canal no YouTube você encontrará mais conteúdos como esse que estou prestes a compartilhar com você, para que agilize o seu aprendizado, melhor consideravelmente suas habilidades e possibilitando entender como a aerografia funciona.

E com isso podendo até tornar essa arte, que ainda é pouco conhecida em nosso País, o que faz esse estilo de arte um diferencial muito importante podendo ser sua fonte de renda.

Então, para provar que todos conseguimos iniciar nesse ramo sem precisar de muito conhecimento, a não ser os equipamentos e caso não saiba ainda por onde começar convido a você a Baixar o meu “Guia definitivo”(Link).

Nele você vai saber exatamente tudo vai precisar, quais os melhores equipamentos, onde compra-los e é claro algumas técnicas que são a base para qualquer um que deseje aprender aerografia.

Mas, não se deixe enganar, pois, esses exercícios são a base de tudo e vai te orientar a conseguir o controle do aerógrafo e depois de um tempo de prática conseguirá finalmente dominar completamente o seu aerógrafo. 

A experiência que vou apresentar a você, é como podemos com alguns passos simples, realizar um desenho de uma bola de futebol, deixando ela 100% igual à sua referência e como eu falei sem muito conhecimento.

Nesse artigo vou te explicar:

  • Como fazer uma referencia de Bola de Futebol (100%) igual;

Para mostrar como é muito simples criei um passo a passo, caso ainda tenha alguma dúvida, depois de terminado a leitura do artigo vou te orientar mais um pouco para te ajudar.

Para realizarmos esse trabalho precisamos de algumas ferramentas, mas antes de tudo você deve pegar uma referência, eu vou escolher a bola de futebol para exemplificar.

Nossa primeira ferramenta é um estilete para cortarmos o nosso Stencil, você pode saber mais sobre como é fácil fazer o seu próprio Stencil (link do como fazer seu Stencil).

E com o estilete você vai recortar algumas áreas e com isso iniciaremos a criação de um Stencil.

Você pode observar na foto abaixo, que deixei minha referência presa com durex nas pontas, faço dessa maneira para quando recortar a folhe não se mexa, podendo fazer com que você corte alguma parte errada e não podemos deixar acontecer para que fique (100%) linear o nosso recorte.

Uma outra coisa que recomendo, para facilitar muito na hora de fazer o seu Stencil, é corta a folha em cima de um vidro, para o estilete correr melhor, não prendendo em nada e possibilitando um corte preciso trazendo mais controle para você.

01 - bola de futebol - tudo na pratica

Após termos feito esse posicionamento fixando a folha, vamos iniciar o recorte das partes brancas da arte, para ser mais fácil o trabalho na hora de realizarmos a pintura.

Mas nesse caso você pode remover ou a parte branca ou a parte preta, decidi escolher a parte branca pois, é a forma mais simples que resolvi fazer.

Deixo você escolher a forma que achar melhor, você pode ver o resultado na imagem abaixo.

002 - bola de futebol - tudo na pratica

Depois de iniciarmos a remoção das partes brancas, iremos remover todas essas partes da bola e deixar somente as partes pretas.

Você pode observar na imagem (procurei deixar as linhas que divide os gomos da bola), para evitar que o gomo central preto caia. Veja na foto abaixo.

003 - bola de futebol - tudo na pratica

Um detalhe importante que devo ressaltar é que, caso você por acidente corte uma dessas linhas, não se preocupe, pois como você pode notar eu retirei uma dessas linhas na parte de baixo da nossa bola.

Para você aprender como pode concertar certos detalhes, sem saber fazer traços finos, como esse que é o caso da nossa bola de futebol.

Esse detalhe podemos realizar e resolver esse problema na hora da pintura.

Utilizando a fita crepe para concertar. Observar melhor na imagem abaixo.

004 - bola de futebol - tudo na pratica

Se ficou alguma dúvida de como proceder para a realizar o Stencil da bola de futebol, como havia dito que iria te orientar melhor no final desse artigo, preparei um vídeo do processo para facilitar e tirar todas as suas dúvidas,

Esse é o essencial para realizarmos aerografia de forma bem rápida e conseguirmos atingir um bom trabalho.

E não para por aqui! Eu dividi o processo em duas etapas para você conseguir entender tudo sem problemas.

Para continuar a aprender e fazer a parte da pintura, pode acessar o artigo que ensino o método para você realizar aerografia mais realista nesse artigo você vê o resultado final da nossa bola de futebol aprendendo como faz o passo a passo até finalizar por completo.