Neste artigo quero compartilhar um dos principais truques que utilizo quando estou trabalhando com stencils, para fazer com que aquelas partes internas não caiam.

Precisamos realizar algumas pontes e para que possamos fazer nossa pintura sem ter problemas.

Caso você não saiba como criar seus stencil do jeito certo, recomendo que veja esse artigo antes de prosseguir.

Nesse artigo vou te explicar:

  • Como você pode cortar seus Stencil com pontes;
  • Exemplos de tipos de Stencils;

Vou utilizar como exemplo as letras A, B e C como varias cores de uma referencia, então o A seria o amarelo, o B o vermelho e o C pode ser o verde ou qualquer cor que você tenha no desenho.

Caso você procure exemplos de Stencils pela internet, vai encontrar mais exemplos como um Stencil da letra C do que os mais simples e aqui vou te mostrar como fazer qualquer Stencil da maneira correta.

Agora vamos fazer os Stencils A e B que são mais complexos, esses precisando de pontes para que fiquem da forma correta, conseguindo usar para fazer o seu trabalho e não tendo problemas na execução .

Eu indico a você que faça essas pontes no Stencil, quando estiver com ele na mão.

Fazemos as pontes com uma fita crepe e é muito boa para fazer esse truque pois, ela não tem muita cola e assim não retira a tinta da superfície.

Evitando que tenha que refazer o local que tenha sido danificado. E essa ponte ela é usada para segurar as partes soltas do Stencil no local correto
sem deixar que cair.

Vamos ao exemplo com imagens para te orientar melhor

Nessa primeira etapa vou utilizar a referencia de três letras do alfabeto como disse anteriormente, para representar um desenho com 3 cores apenas e que tenham níveis de dificuldade diferentes.

01 - Cortando Stencil do Jeito Certo - Tudo na Pratica

Na segunda etapa, é importante nos atentarmos, onde as peças ao recortar ao redor podem cair do nosso Stencil e é muito importante que preste atenção pois, algumas peças não podem ser removidas. Como mostro na imagem abaixo.

02 - Cortando Stencil do Jeito Certo - Tudo na Pratica

Após localizarmos todas as peças do nosso stencil, que podem vir a cais ao recortarmos ao seu redor, vamos realizar uma pequena ponte, para que esta peça permaneça em seu lugar e consigamos realizar a pintura sem ter que criar novos stencils para isso. Vela como na imagem abaixo.

03 - Cortando Stencil do Jeito Certo - Tudo na Pratica

Depois de realizar a marcação como na imagem acima, somente a parte em cinza da letra B será recortada, para que as peças internas não caia como mostro na imagem a seguir.

04 - Cortando Stencil do Jeito Certo - Tudo na Pratica

Quando demarcado na letra B faremos o mesmo processo na letra A, como você vai ver na próxima imagem, deixando todas as peças da letra A e B em seu devido lugar. Siga esse passo a passo que preparei para te ajudar.

05 - Cortando Stencil do Jeito Certo - Tudo na Pratica

Você precisa entender a forma que é feito os Stecils com uma maior dificuldade pois, a letra C não precisa que realizar esse tipo de processo.

Ao utilizar a tecnologia para ajudar a criar meus Stencils, costumo cortar eles como a letra C, que não necessita utilizar as pontes e isso facilita e me auxilia na finalização de alguns trabalhos, mas nem sempre é possivel.

Então para auxiliar ainda mais você, fiz um vídeo ensinando como pode fazer em apenas algumas etapas simples os seus Stencils e solucionar esses detalhes dos recortes com as pontes.