Uma das maiores dificuldades de quem faz trabalhos na aerografia, é saber ao certo como fazer um traço fino, que é essencial para fazer um trabalho com boa qualidade.

E para isso acontecer, é necessário que você entenda como é o funcionamento do aerógrafo, para utilizar o seu equipamento, essa ferramenta corretamente.

E principalmente conseguir ter o melhor desempenho quando executar o seu trabalho.

Nesse artigo vou te explicar:

  • Como é o funcionamento do aerógrafo;
  • Quais são as partes por trás de todo o mecanismo; 
  • Como podemos obter o Máximo de precisão;

Há alguns dias atrás compartilhei um artigo que ensino Como controlar o aerógrafo com duas etapas simples, se você praticar as técnicas que ensino nesse artigo.

Também observando o funcionamento do seu aerógrafo, você aprenderá como obter o máximo de precisão e fazer com que seu aerógrafo tenha uma vida útil muito longa.

É importante aprendermos como é o seu funcionamento, pois muitas vezes deixamos de limpar o nosso aerógrafo corretamente fazendo com que algumas peças deixem de funcionar como deveria, eu recomendo que faça uma limpeza simples após cada trabalho realizado.

Ao sabermos por onde passa a tinta e como acontece o processo todo por dentro do aerógrafo irá te ajudar a entender o quanto é importante manter as suas peças com o melhor funcionamento.

Isso será muito importante para fazer os seus traços finos, como você pode imaginar o aerógrafo funciona da seguinte maneira, caso tenha um aerógrafo de dupla ação.

Como é o funcionamento do aerógrafo

Quando aciona o gatilho, que fica na parte superior do seu aerógrafo, você pressiona ele para baixo, isso permite que tenha a vasão do ar por dentro dele

Agora a segunda ação e que faz a total diferença e é a grande dificuldade para controlar a espessura do traço, é quando você puxa o gatilho para trás, mantendo ele pressionado é claro, somente assim, você fará com que a tinta seja projetada na superfície.

Agora, para você entender melhor ao fazermos essa ação temos que controlar exatamente a quantidade de tinta que queremos projetar na superfície

Quais são as partes por trás de todo o mecanismo

O grande segredo para fazer trabalhos com excelente qualidade é manter uma constância ao pressionar e puxar o gatilho, pois esse movimente faz com que a agulha, que fica dento do aerógrafo recue , permitindo que a tinta flua por ele e seja projetada junto com o ar que está sendo liberado.

E quando não está limpo corretamente pode acontecer de acumular tinta em lugares que influencie nossa pintura, dificultando a limpeza e impedindo de realizar detalhes minuciosos com facilidade.

Atrasando na hora de realizar algum trabalho, e fazendo com que a vida útil diminua, mas quando falo em limpeza não é nada mais do que remover a tinta do recipiente com o thinner corretamente e limpando seu corpo para que não fique cheio de tinta tornando-o irreconhecível.

Às vezes deixamos cair tinta acidentalmente no corpo ocorrendo de entrar tinta no gatilho, isso é extremamente ruim, caso isso aconteça recomendo a limpeza total, para não deixar nenhum vestígio de tinta que possa prejudicar a utilização ou danificar seu aerógrafo.

Como podemos obter o Máximo de precisão

Para obter o máximo de precisão possível tornando o seu traço mais fino terá que controlar a ponta da agulha ao acionar o gatilho, assim seu traço terá uma ótima qualidade 

Essa habilidade você só conseguirá ao praticar utilizando o seu aerógrafo muitas vezes.

Para te auxiliar no controle do seu aerógrafo preparei um vídeo onde vou te explicar um segredo para você melhorar a performance do controle e resultado em trabalhos obtendo mais qualidade e precisão.