Nesse artigo irei estar lhe ensinado quatro passos para deixar seus desenhos mais realistas que aprendi ao longo da minha jornada como artista na aerografia, quando iniciei na aerografia tive muita dificuldade em criar meus primeiros desenhos pois muitos dos artigos que tinham eram tudo inglês e como não tinha o conhecimento não consegui evoluir da maneira que imaginei.

Ao longo das minhas busca por ter um trabalho mais realista e detalhado, descobri inúmeras técnicas para se realizar uma arte e nesse artigo irei compartilhar um dos que mais gosto de utilizar para fazer meus trabalhos.

Nessa primeira etapa vou lhe apresentar a arte que criei utilizando a técnica que irei lhe ensinar nesse artigo, esta técnica é muito simples porem leva um tempo para termos a finalização do trabalho, eu levei uma 6 horas para criar o desenho a baixo por completo é um trabalho um pouco cansativo mas temos um resultado final perfeito.

OS 4 PASSOS PARA REALIZAR DESENHOS MAIS REALISTAS 01

 

Esta desenho eu fiz utilizando a famosa técnica do estêncil porem com um diferencial que vou lhe apresentar é o famoso freehand pra quem não sabe o que significa freehand é realizar determinado trabalho sem utilização de mascaras ou objetos facilitando o trabalho final, agora vou lhe passar algumas dicas para você conseguir o máximo de precisão ao realizar seus trabalhos.

Nessa segunda etapa vou lhe mostrar a parte mais importante para se ter um trabalho limpo, apos o trabalho todo riscado na peça desejada para realização do desenho, recomendo lacrar a parte exterior como a imagem a baixo apresenta as linhas vermelhas para fora do desenho existe uma vedação das partes que não serão pintadas, eu utilizei papel contact para a vedação pois ela é adesiva e transparente, você pode utilizar folha sulfite ou outros tipos de papel para esta função.

OS 4 PASSOS PARA REALIZAR DESENHOS MAIS REALISTAS 02

Após tudo vedado é importante notar que o desenho já esteja traçado pois assim facilitara a realização do trabalho e ter um resultado muito mais detalhado.

Para iniciar devemos começar com a tinta branca com um pouco de preto para deixar demarcado onde serão os pontos de luzes como apresento na imagem a seguir.

Para não ficar aparecendo o fundo azul esfumace todo o cranio com a tinta preparada anteriormente assim os pontos fortes permanecerão e o fundo azul não fica tão carregado e evidente.

Após ter realizado todo o cranio, adicionando as partes onde a iluminação atinge podemos seguir com o próximo tom de tinta.

OS 4 PASSOS PARA REALIZAR DESENHOS MAIS REALISTAS 03

 

O próximo tom que vamos utilizar é o tom cinza escuro uma mistura de preto e branco em torno de 70% para branco e 30% para preto, para obtermos um tom mais escuro e não carregar muito o cranio e ir adicionando onde tem a sombra, trabalhando com luz e sombra, procurando deixar as partes da luzes realizadas anteriormente mais evidentes.

Você pode deixar o tom cinza o mais próximo do que apresento na imagem abaixo, tente deixar o mais suave possível para ter um degradê mais suave para quando adicionarmos o preto não ficar como um vetor. Pois nosso objetivo é deixar o trabalho mais realista possível tornando o desenho sem recortes de cores.

OS 4 PASSOS PARA REALIZAR DESENHOS MAIS REALISTAS 04

 

Após termos realizado os tons de cinza no cranio e deixando todo definido e separado onde vai a luz e onde vai a sombra, vamos demarcar as partes mais escuras do cranio utilizando o tom preto para escurecer alguns pontos como mostro na imagem abaixo, vamos realizar esse processo em todo o cranio deixando as principais partes mais escuras sem exceder muito no preto para não estragarmos a pintura.

OS 4 PASSOS PARA REALIZAR DESENHOS MAIS REALISTAS 05

 

Quando tiver demarcado todos os pontos de sombra com o preto em todo o cranio vamos iniciar o mesmo processo com a tinta branca para deixar o trabalho como a imagem abaixo, vamos ter cuidado para não deixarmos com muito over spray esfumaçado branco ou preto de mais, é muito importante fazermos com muita calma para não fazer com o aerógrafo muito distante criando muito over spray.

Após realizado os detalhes de branco o trabalho estará finalizado como a imagem a seguir.

OS 4 PASSOS PARA REALIZAR DESENHOS MAIS REALISTAS 06

 

O que mais você gostaria de APRENDER ? deixe seu comentário abaixo para que em breve consiga compartilhar esse assunto com você.