As perguntas frequentes que recebo diariamente em minhas redes sócias são muito simples de solucionar mas muitas das vezes desconhecemos e não sabemos o que fazer, e nesse artigo vou te ajudar a solucionar esses pequenos problemas que acontecem com nós no nosso dia-a-dia.

Esses são pequenos problemas que acontecem com muita frequência porem que podem ser solucionados com muita facilidade, basta seguir as orientações a seguir.

Pergunta 1 – Por que saem “respingos” e as vezes grandes, quando estamos pintando?

Muitas das vezes estamos pintando e acontece de ser projetados em nosso trabalho pingos de tinta e isso acaba com nosso trabalho, para solucionar esse pequeno problema temos duas hipóteses.

A primeira delas é verificar a consistência da tinta que estamos usando e peneirar a tinta para remover pequenas impurezas que podem estar ocasionando de entupir e projetar pequenos pingos em nosso trabalho.

A segunda solução seria adicionar um filtro em nosso compressor para remover a água que está condensado em nosso compressor e é levado para nosso aerógrafo, ocasionando tal problema.

Se você quiser uma solução caseira e bem eficaz tenho um artigo onde ensino como resolver o problema do compressor cuspindo água de forma simples e rápida.

Pergunta 2 – Por que o jato está saindo “torto”? É a agulha que deve estar danificada?

Quando gostamos de trabalhar com nosso aerógrafo sem a capa de proteção da agulha, pode acontecer de acidentalmente batermos o nosso aerógrafo e não perceber e quando vamos utilizar temos a grande surpresa de o jato começar a sair torto.

A unica solução nesse caso é adquirir uma nova agulha se necessário comprar o kit com bico mais agulha do mesmo diâmetro, solucionando o problema e não necessitando de comprar um novo aerógrafo.

Outro problema que pode acontecer mas não com muita frequência é ocasionar de acumular sujeira no bico do aerógrafo e quando vamos realizar nossa pintura o jata sai torto.

Para solucionarmos esse pequeno problema basta realizarmos uma limpeza completa do nosso aerógrafo que o problema poderá ser solucionado facilmente e anda poder evitar outros problemas por causa da tinta.

Pergunta 3 – Quais as diferenças entre 0,2 mm, 0,3 mm e 0,5 mm? qual delas em que o jato sai fino e grosso?

Atualmente no ramo da aerografia existe inúmeros modelos de aerógrafos e isso pode causar uma certa confusão em qual modelo devemos escolher ou saber qual é o mais indicado para nosso tipo de trabalho.

Uma pergunta que muita gente tem dúvida é em relação ao bico do aerógrafo qual é o mais indicado para traços finos e qual é o mais indicado para traços mais largos.

Uma das coisas que temos que levar em conta é o tipo de trabalho que vamos realizar para poder adquirir o modelo ideal para nosso trabalho, assim obter um melhor resultado final da nossas artes.

Para realizarmos micro-pinturas vamos usar um modelo de aerógrafo que tem uma agulha de 0.2 mm esse é um modelo que podemos realizar traços de fios de cabelo com muita facilidade.

Porem se você nunca usou um aerógrafo ou não está muito familiarizado com este tipo de trabalho poderá ter muitas dificuldades em obter traços finos, necessitando de muita prática para conseguir realizar traços finos.

Para realizarmos trabalhos maiores podemos utilizar aerógrafos com bico de 0.3 mm ou 0.5 mm, esses modelos podemos realizar um preenchimento com muita facilidade e ainda obter uma qualidade em nosso traço.

Pergunta 4 – tenho um aerógrafo 0.3 e meu traço não é tão fino como o seu e o copo do meu é de lado, o que pode ser?

Fazer traços finos com um aerógrafo com uma agulha 0.3 mm não é tão simples como aparenta ser, é necessário ter um controle do aerógrafo para que consigamos melhorar nosso desempenho e melhorar na qualidade dos nossos trabalhos.

O fato de um aerógrafo ter o recipiente de tinta em cima, na lateral ou até mesmo abaixo, não significa que o traço poderá ser mais largo ou fino, tudo depende da habilidade de quem está usando o aerógrafo para realizar o trabalho.

Pergunta 5 – O que fazer para ter ótimos trabalhos.

Para se fazer ótimos trabalhos temos que praticar todos os dias, porem é importante se atentar que ao praticarmos temos que usar referencias simples que podemos em algumas horas poder finalizar e realizar novamente usando métodos diferentes para conseguir aperfeiçoar o que realizamos na primeira vez.

Muitos costumam iniciar com trabalhos mais complexos, podendo trazer experiencias negativas com o processo causando até desistência da aerografia, na próxima vez que você for realizar algum trabalho não faça uma arte muito complexa pois você poderá ter uma experiencia negativa, causando a sua frustração.

Se quiser que eu lhe auxilie com alguma dúvida que você tenha, basta deixar nos comentários que vou ter o maior prazer em lhe ajudar.