Se você não sabe o que é uma pintura automotiva metal flake ou como aplicar e muito menos como funciona este estilo de pintura, fique calmo respire fundo que irei te orientar agora mesmo sobre este assunto.

Antes de iniciarmos a explicação de como funciona a pintura flake vou te antecipar o que você vai aprender lendo esse artigo, OK?

Nesse artigo vou te ensinar sobre:

  • O que é pintura automotiva metal flake;
  • Quais produtos usar para fazer pintura metal flake;
  • Combinação matadora metal flake com tintas candy;
  • Onde comprar metal flake;
  • Como fazer pintura metal flake.

Agora já te apresentei os principais tópicos que você precisa saber para realizar a pintura automotiva metal flake.

Realizar a pintura Metal Flake automotiva não é muito complicado mas exige uma pequena atenção em alguns detalhes para você deixar sua pintura muito atraente e se destacar de todos os outros.

Vamos agora entender realmente mais afundo como tudo funciona e como você pode realizar suas pinturas automotivas metal flake a partir de hoje.

Pintura Automotiva Metal Flake com Tintas Candy Chevrolet

O QUE É PINTURA AUTOMOTIVA METAL FLAKE

Primeiro de tudo precisamos conhecer o que é uma pintura metal flake assim consigamos entender algumas peculiaridades para conseguirmos identificar de longe uma pintura flake.

Sem dúvida a pintura flake é muito utilizada na pintura customizada ou por fabricantes mundiais automotivos.

Uma pintura flake é composto de pequenas partículas metálicas fabricado a base de poliéster, sua granulação é muito maior do que a granulação de um pigmento normal, proporcionando um intenso efeito de brilho à pintura muito similar a purpurina tradicional.

PURPURINA SERVE PARA PINTURA AUTOMOTIVA FLAKE?

A maior dúvida pra quem vai realizar uma pintura metal flake é saber se pode utilizar a purpurina para realizar o efeito do brilho como o metal flake proporciona.

A purpurina utilizada em festas ou em trabalhos artesanais é composto de materiais orgânicos que reagem com os diluentes muito forte utilizado nas tintas automotivas resultando em perda de qualidade e até mesmo do brilho.

A Purpurina é um corante natural, mas é também a designação genérica de vários pós corantes, podendo portanto referir-se especificamente a dois tipos principais e de origens distintas.

A purpurina utilizada na pintura Flake tem origem metálica da base poliéster sendo uma composição totalmente diferente obtendo alta duração e garantindo um brilho por muito tempo.

QUAIS PRODUTOS USAR PARA FAZER PINTURA METAL FLAKE

Fazer uma pintura no estilo flake vamos precisar de alguns equipamentos e produtos para proporcionar o melhor resultado sem correr o risco de ter qualquer problema.

Pensando nisso preparei uma lista completa para orientar você nesse processo, então vem comigo que vamos começar falando sobre pistolas e os famosos aplicador de flake (seco).

APLICADOR DE METAL FLAKE OU FLAKE BUSTER

Para iniciar a nossa lista vamos começar falando sobre Flake buster, que é uma pistola desenvolvida especialmente para aplicação do flake.

A flake buster foi projetada para aplicar o flake sem que seja necessário realizar uma mistura do pó flake com outros aditivos, agilizando o processo e proporcionando uma facilidade muito grande no resultado final.

Você encontra dois tipos de flakes buster sendo:

  • Flake Buster Tradicional: A flake buster tradicional é uma pistola de ar direto com um reservatório próprio para você só colocar o pó flake e projetar em sua pintura, permitindo usar qualquer tamanho de granulação de flake.

  • Flake buster para Aerógrafos: A flake buster para aerógrafos é uma adaptação desenvolvida para você agilizar a aplicação do pó de flake de uma granulação pequena (004”).

IMPORTANTE: Se você deseja fazer alguns efeitos em sua pintura flake você em algumas situações você vai necessitar de um aerógrafo e para te orientar preparei um artigo completo sobre os melhores aerógrafos para aerografia que você pode usar.

Ambas as flake buster proporciona você obter ótimos resultados finais porém a flake buster tradicional tem uma pulverização muito mais ampla comparado ao utilizado em aerógrafos.

Mas você não precisa de uma flake buster para fazer uma pintura metal flake de qualidade, para isso existem as pistolas de pintura que vamos abordar no nosso próximo tópico.

PISTOLAS DE PINTURA PARA APLICAR FLAKE

As pistolas de pintura permite você ter um bom resultado, isso dependendo do resultado final que você espera, para saber qual pistola é indica para este trabalho é bem simples.

IMPORTANTE: Para esse tipo de pistolas recomenda-se usar um compressor bom e se você não sabe se seu compressor é indicado para esse trabalho você pode descobrir no artigo que preparei sobre compressores para aerografia.

Existe no mercado dois tipos de pistolas sendo as HVLP e LVLP, você deve estar confuso nesse momento certo? vamos simplificar e vou te explicar o que significa HVLP ou LVLP:

Pistola de Pintura Hvlp Bico 1.7 Mp 710 Wimpel para pintura Flake
Foto meramente ilustrativa do sistema de funcionamento HVLP
  • As pistolas HVLP do Inglês High Value Low Pressure que no português nada mais é do que Alta Vazão Baixa Pressão muito usado em oficinas de pintura proporcionando um melhor acabamento e rápida cobertura.
Pistola de Pintura Lvlp Wimpel Mp400
Foto meramente ilustrativa do sistema de funcionamento LVLP
  • As pistolas LVLP do Inglês Low Value Low Pressure que no português nada mais é do que Baixa Vazão Baixa Pressão, permite você ter uma ótima cobertura e ainda conseguir economizar muito material.

Para realizar uma pintura com Flake você pode usar qualquer uma dessas duas pistolas mas a mais indicada é a HVLP devido sua alta vazão sendo recomendado de um bico mínimo de 1.5 mm.

Com uma pistola como essa você vai conseguir usar qualquer tamanho de flake e conseguir pintar facilmente suas peças de carro ou de moto e conseguir obter um ótimo resultado.

Porém para realizar a pintura flake com pistolas, você vai precisar realizar a mistura do pó flake com outro aditivo adicional.

Assim o flake fica como uma tinta para que tenha uma projeção boa como a própria flake buster, mas esse aditivo você vai conhecer nos próximos tópicos.

Economize 25% na compra de Pistolas para Pintura em Flake

QUAIS CORES E TAMANHOS TEM OS FLAKES

Atualmente existe uma vasta gama de cores de flakes que você pode escolher para realizar seus projetos.

Você pode encontrar o pó Flake em 3 tamanhos de granulação diferente sendo:

  • pequenas (004”);
  • medias (008”);
  • grandes (015”).

Quanto maior a granulação maior é o reflexo dos flake gerado em sua pintura final.

No total se somam mais de 20 cores disponíveis isso me referenciando ao mercado americano, porém pode ser que aqui no brasil esse número seja um pouco limitado.

QUE PRODUTO USAR PARA MISTURAR O FLAKE

Para realizar a pintura flake usando as famosas pistolas de pintura seja ela HVLP ou LVLP você vai necessitar de alguns produtos adicionais que pode ser fácil ou difícil de se encontrar dependendo de onde você está localizado geograficamente.

Você pode usar 3 produtos diferentes para misturar o pó flake e conseguir aplicar utilizando as pistola de pintura, sendo eles:

  • Resina Poliuretano;
  • Resina Poliéster;
  • Verniz;

Qualquer um dos 3 produtos listados acima que você escolher você vai necessitar achar a quantidade ideal de pó flake para conseguir um bom resultado final, mas isso fica a seu critério escolher o ideal.

Para isso você necessitará de fazer alguns testes em objetos avulsos para conseguir o efeito desejado e realizar a aplicação na peça final.

Se você entendeu todo o processo até aqui então você já está apto para realizar uma pintura automotiva metal flake.

O que você vai aprender a seguir é algumas técnicas para intensificar a tonalização e deixar seus amigos e clientes de boca aberta.

COMBINAÇÃO MATADORA METAL FLAKE COM TINTAS CANDY

Sem dúvida o flake por si só já realiza um grande impacto visual, agora imagina esse impacto amplificado em mais 100%.

Com a mistura de tintas candy mais a pintura flake podemos realizar customizações e até mesmo desenhos que aumenta o aspecto visual deixando a customização única para cada projeto.

A seguir você pode ver alguns exemplos de trabalhos realizados usando tintas Candy mais a pintura flake.

ONDE COMPRAR METAL FLAKE

O grande problema quando vamos realizar a compra dos nossos produtos é ficar com medo de comprar pela internet, isso porque a alguns anos não tinha uma grande quantidade de fornecedores como hoje.

E sempre aparecia aquelas lojas online com nomes estranhos que não passava nenhuma credibilidade, mas a boa notícia é que tudo mudou e a segurança é muito maior.

Para você realizar a compra dos seus produtos você deve seguir alguns passos antes de sair comprando o primeiro que vê, a menos que você conheça o fornecedor e saiba o que está fazendo.

Vamos entender agora onde você pode encontrar o melhor local para você comprar o pó flake ou até mesmo o flake preparado e pronto para uso.

GOOGLE

A Primeira alternativa é você pesquisar no Google, isso mesmo quando você faz uma busca no google aparecem dois tipos de conteúdo.

O conteúdo orgânico e o conteúdo pago, eu aconselho você ir pelo conteúdo pago é mais seguro para qualquer compra.

O conteúdo pago é diferenciado e geralmente fica nas primeiras posições das buscas, se você não estiver vendo nenhum anuncio aconselho mudar o termo da pesquisa.

Na imagem abaixo apresento como você pode diferenciar um anúncio de um conteúdo orgânico, para isso marquei em vermelho o local referente ao anúncio, se você não estiver vendo esta marcação o conteúdo é categorizado como orgânico.

Anuncios no google para compra do aerografo

O google faz uma seleção rigorosa dos anúncios apresentados que dificilmente irá lhe causar algum problema, mas é importante se atentar antes de realizar sua compra.

Essa sem dúvida é uma boa alternativa para você realizar suas comprar online e receber seus produtos em ótimas condições na sua residência.

Agora que você sabe onde comprar todos os seus produtos vamos para os detalhes finais para você realizar uma ótima pintura automotiva metal flake.

COMO FAZER PINTURA METAL FLAKE

Agora é a parte mais difícil de todo o processo, essa é a parte que colocamos tudo em ordem para realizar a pintura.

Mas antes de acrescentar qualquer informação olha só o que você aprendeu:

  • O que é pintura automotiva metal flake;
  • Quais produtos usar para fazer pintura metal flake;
  • Combinação matadora metal flake com tintas candy;
  • Onde comprar metal flake;

Agora vamos entender como realizar a aplicação da pintura metal flake automotiva.

Para realizar os procedimentos a seguir imagino que você já tem os produtos mencionados anteriormente em mãos e pronto para realizar o processo.

Nessa etapa não vou focar muito nos detalhes e sim no processo que você terá de realizar para conseguir obter sua primeira pintura metal flake.

Para iniciar você vai precisar ter o pó flake misturado seja em verniz ou em resina conforme já mencionei anteriormente, assim o processo vai ser bem simples de se fazer.

Com uma pistola de pintura limpa você vai adicionar a tinta flake preparada com a quantidade de pó flake desejado e bem misturado para realizar a pintura.

É importante que para conseguir um efeito bem legal na sua pintura flake a peça esteja pintada com uma pintura metálica, muito similar a tinta flake porém com metais bem pequenos, tamanhos muito inferiores aos flakes.

Com essa pintura base feita você vai conseguir esconder qualquer imperfeição que venha acontecer em sua pintura não deixando nenhuma imperfeição evidente podendo estragar seu trabalho.

Com os passos acima realizado, você deve se atentar nessa etapa pois ela pode fazer com que você danifique sua pintura caso você faça algo errado.

Se você estiver usando Verniz tome muito cuidado para não aplicar muito verniz e ter um acúmulo de material sobre a superfície, se tiver muito material além do necessário pode descascar com o tempo devido a espessura da pintura.

Se você estiver usando resina, recomendo que aplique de 3 a 6 camadas com intervalos de 15 min cada, assim você vai conseguir realizar a cobertura da superfície do jeito que necessitar.

Após ter realizado a aplicação da tinta flake você pode realizar o processo de polimento se tiver aplicado o pó flake com verniz usando uma lixa 1.200 d’água ou 2.000.

Com esse processo você vai remover o efeito casca de laranja que fica por causa da granulação do flake.

O processo feito com a resina recomendo que não faça nenhum lixamento, espere o tempo de secagem de 24 horas e aplique o verniz com proteção uv para garantir o melhor resultado final para sua pintura.

A aplicação do verniz deve ser suficiente para encobrir a maior parte do flake tomando cuidado para não fazer o verniz escorrer danificando sua pintura.

Realizando a aplicação do verniz faça o processo de polimento usando uma lixa 1.200 ou 2.000 para remover qualquer imperfeição que tenha ficado.

Com esse processo você já tem uma pintura automotiva metal flake finalizada e brilhando como uma estrela no céu 😉

O que achou deste conteúdo? Deixe seu comente abaixo me dizendo se esse artigo ajudou você a realizar uma pintura flake totalmente do zero ou se ficou alguma dúvida que eu possa ajudá-lo.

Economize na compra de equipamentos para Aerografia

COMO GANHAR DINHEIRO COM SEUS DESENHOS DE FORMA EFICIENTE

GUIA DEFINITIVO POR DANIEL LATIM

Estudando mais de 4 anos desenho fiz o livro "Como fazer seus desenhos simples valerem dinheiro" podendo ser para quem já tem alguma experiência ou até mesmo aqueles que vão começar agora "do zero".

Contendo 6 capítulos, o guia vai te ensinar passo a passo tudo o que você precisa saber, para conseguir começar a se tornar um artista profissional.

Sua informação está 100% segura com a gente e nós nunca vamos compartilha-la !

Livro-Guia-Definitivo-Daniel-Latim-1000x1000