Hoje em dia existe inúmeros métodos para desenvolvermos nossas habilidades principalmente na areá da aerografia.

Mas nem sempre realizamos da forma correta, ocasionando de treinarmos a forma incorreta fazendo que não tenhamos uma evolução constante, e quando fazemos algo muitas vezes sem termos a certeza do processo criamos um vicio, muito comum quando realizamos trabalhos repetitivos, para quebrar esse processo quando fazemos da forma errada se torna algo muito mais difícil reaprender, exigindo muita mais dedicação.

A aerografia e como aprender um outro idioma, temos que procurar um professor ou instrutor para nos informa a forma correta, contendo em sua estrutura os passos para iniciar com um processo que tenha COMEÇO, MEIO e FIM.

Se essa base tiver alguma parte quebrada ou frágil, teremos uma dificuldade em realizar algumas coisas, atrapalhando todo o processo seguinte.

Para contribuir vou lhe passar os 3 pilares para ter sucesso ao realizar ou trabalhar com aerografia.

Os três pilares consistem em:

  • – Equipamentos
  • – Coordenação motora
  • – Processos

Vou aborda cada um resumidamente para entendermos a eficacia desses 3 pilares.

Vamos abordar primeiramente sobre os EQUIPAMENTOS que é muito importante nos atentarmos pois quando vamos comprar um aerógrafo, compressor, tintas entre os diversos produtos que podemos utilizar para facilitar o nosso trabalho, saber ao certo o que estamos comprando e a sua utilização correta, vou dar um exemplo pra facilitar o entendimento.aerografia-componentes

Quando compramos um aerógrafo buscamos o máximo de precisão mas nunca ninguém busca em saber como ter precisão utilizando qualquer tipo de aerógrafo, hoje em dia temos muitas variedades de aerógrafos e isso pode ser um empecilho na hora de iniciar nesse ramo, a grande maioria tende a comprar os aerógrafos mais caros e quando utilizam não conseguem aquela precisão que o fabricante diz ser possível chegar e muitos se decepcionam, e quando vão em busca de informações para saber os processos, se deparam com uma parede maior que a muralha da china rs, descobrem como é difícil achar novas fontes de informações pra essa arte.

Não dizendo que os aerógrafos caros são ruins pelo contrario tem muitos aerógrafos excelentes porem pra se iniciar temos os de baixo custo com a mesma precisão, muito útil pra quem esta querendo experimentar novas formas de arte.

O que eu quero passar é que podemos conhecendo melhor as ferramentas que vamos comprar para poder estar trabalhando no dia a dia, podemos com um baixo investimento conseguir os mesmo resultados dependendo da ferramenta.

coordenação motora 02- tudo na pratica

 

Outra parte do nosso pilar e o desenvolvimento da nossa COORDENAÇÃO MOTORA para podermos ter um tracejar bem definido e ao realizar o processo não tenhamos tanta dificuldade em manusear o aerógrafo.

Recentemente fiz uma publicação de 2 métodos de como podemos melhorar nossa coordenação, é muito importante realizarmos esses métodos durante uma hora por dia para que o nosso cérebro possa assimilar os movimentos que realizamos com o aerógrafo facilitando quando tivermos algum trabalho que exija muita precisão.

Como ampliar um desenho sem saber desenhar 01 - tudo na pratica

 

Na nossa ultima etapa precisamos aprender algumas das principais técnicas para podermos desenvolver as nossas artes, não sei se você sabe desenhar ou não, mas com as técnicas que descobri ao longo do tempo conversando com alguns especialistas da área tanto nacional como internacional você simplesmente precisa ter a paciência pra poder desenvolver todas as etapas na ordem correta, claro que se você tiver um conhecimento de como desenhar, você vai desenvolver as habilidade muito mais rápido do que alguém que não sabe desenhar, mas isso não lhe impede de realizar grandes obras sem ao menos saber desenhar nenhuma casinha.

Uma das técnicas que utilizo e publiquei anteriormente foi Como Criar seus próprios Stencils assim nos utilizamos a tecnologia a nosso favor para o desenvolvimento desse trabalho.

Caso você gostaria de aprender mais sobre como construir um desenho sem saber desenhar criei um artigo falando sobre isso Como ampliar um desenho sem saber desenhar.

Após você ter entendido como riscar o desenho você já pode iniciar a parte da pintura mas tem outros detalhes que posso falar em um outro artigo para não ficar muito extenso, o que eu quero lhe passar e que você com a tinta e a referencia do desenho podemos já ir partindo pra pintura, muito simples essa parte desde que não seja necessário a mistura de cores pois existe uma dificuldades em manter um padrão de tom dependendo da tinta que será utilizado, você pode saber mais sobre as misturas de tintas básicas em um artigo que criei recentemente.

Depois de tudo pronto tem a pós produção que é remover e acrescentar os detalhes finais, se for pintura automotiva é realizar a limpeza do objeto para que seja aplicado o verniz para o acabamento deixando o mais reluzente possível.

Nesse artigo lhe informei sobre os 3 pilares que a aerografia exige para que se possa ter sucesso nessa área, espero que você tenha aprendido e consiga por tudo em pratica e ver a possível evolução a cada dia.

O que mais você gostaria de APRENDER ? deixe seu comentário abaixo para que em breve consiga compartilhar esse assunto com você.