Não é de hoje dos que iniciam nesse ramo passa por essa grande dificuldade e fica em dúvida de qual tipo de tinta usar para fazer suas artes na aerografia.

A verdade é que a tinta é o principal item para se fazer aerografia e mais importante, existem muitos mitos e verdades sobre os diferentes e inúmeros tipos de tintas que podemos usar na aerografia para fazer nossas artes.

Nesse artigo quero poder falar sobre todos os tipos de tintas que já usei e vou passar para você sobre as minhas experiências para você poder escolher a melhor alternativa para seu tipo de trabalho.

E pra começar vou falar sobre o assunto que mais domino e uso todos os dias talvez já possa te ajudar logo de início.

Tinta base poliéster com 900 ml

TINTAS POLIÉSTER LISA

As tintas poliéster são tintas específicas para a pintura automotiva e sua consistência é ideal para a aerografia não necessitando de diluir muito para já começarmos a pintar.

A grande vantagem da tinta poliéster é que qualquer pessoa consegue diluir pois já vem de fábrica com uma diluição de 30%, que significa que mais algumas ml de thinner já deixa no ponto para usarmos no aerografo.

Uma outra vantagem é que a tinta poliéster ela tem uma cobertura fantástica comparado a outros tipos de tintas que de certo modo dá um certo trabalho.

Para se diluir a tinta poliéster você pode usar o thinner 1037 ou thinner PU assim você terá uma boa qualidade e acabamento em seus trabalhos.

Tinta laca nitrocelulose com 900 ml ( Duco )

TINTAS LACA NITROCELULOSE (DUCO)

As tintas Laca Nitrocelulose conhecida como duco é também um tipo de tinta voltado para a linha automotiva muito boa para realizar aerografia.

As tintas duco são diferentes das poliéster, pois são mais densas e por ser mais concentrada se torna um pouco mais complicado chegar no ponto certo de sua diluição, mas nada muito complexo.

Sua composição é diferente das tintas poliéster fazendo com que a tinta tenha um cheiro mais forte forçando o uso de máscaras de proteção.

Uma das vantagens das tintas duco é sua pigmentação ser muito forte comparado a tinta poliéster, tem um rendimento muito bom por ser mais densa que a tinta poliéster.

 

Tinta PU com Catalisador

TINTAS PU (POLIURETANO)

As tintas pu (poliuretano) são tintas feitas para a linha automotiva e muito parecida com a tinta poliéster porém para sua secagem necessita de catalisador e quando trabalhamos com aerografia não é tão viável usar catalisador pois sempre sobra tinta e se for usado catalisador vamos ter uma perda de tinta muito grande.

As tintas pu tem uma consistência um pouco mais densa que a poliéster e mais rala que a duco fazendo ela ser uma boa alternativa para se fazer aerografia.

Seu rendimento chega a ser menor que a tinta duco pois sua consistência é mais rala não necessitando usar muito diluente para chegar no ponto ideal para uso.

Até este ponto falamos sobre três tipos de tintas para a linha automotiva e se você estiver interessado em personalizar capacetes, carros e motos, esses são os tipos de tintas que você poderá usar para fazer suas artes.

Uma recomendação importante que faço é você não usar os três tipos e sim apenas um, o grande motivo é que pra fazer aerografia necessitamos misturar as tintas entre si para realizar a variação de cores e por ser tintas diferentes não conseguimos mistura-las umas nas outras podendo ter problemas na pintura final.

Por serem destinada à pintura automotiva não significa que não podemos usar em outras superficie, claro que não é o mais indicado pelo fabricante mas obtive ótimos resultados usando em:

  • Paredes:
    Necessita verificar se a parede não tem umidade para que não estrague a pintura, recomendo que a parede tenha uma pintura base de tinta própria para parede para evitar possíveis reações.
  • Telas:
    Realizar uma tela com tinta automotiva é muito bom mas uma de suas desvantagens é os tons claros não ter uma cobertura como em uma pintura em metal.
  • Madeiras:
    Personalizar madeiras utilizando tinta automotiva permite um ótimo acabamento, mas uma recomendação importante é o preparo correto para evitar que descasque com o tempo.
  • Plásticos:
    Na linha automotiva existem muitos materiais que são feitos de plástico e com o preparo correto você obterá ótimos resultados.

Uma dúvida de quem está iniciando na aerografia é saber quais tintas usar para personalizar camisetas e obter um ótimo resultado em suas pinturas sem que desbote nas lavagens.

Esse é um verdadeiro mistério para quem está começando e encontra uma que de fato resolva os problemas é muito complicado.

Minha especialidade é na pintura automotiva mas vou abordar sobre alguns tipos de tintas que poderá ajudar já que trabalhei em estamparia e a minha experiência com esse ramo talvez possa lhe ajudar.

Na confecção de estampas para camisetas temos dois tipos de tintas que podemos usar, sendo as tintas a base de água e as tintas a base de solvente.

Para a aerografia eu em particular não gosto das tintas a base de água já que sua secagem se torna demorada, comparado as tintas a base de solvente.

Mas muitos artistas da aerografia preferem as tintas a base de água e conseguem obter trabalhos fantásticos.

Tinta vinílica fosca da marca gênesis com 900 ml e as cores que tem disponível

Vinílica Fosca / Brilhante

As tintas vinílicas são tintas próprias para a personalização de pvc, vinil, acrílicos entre outras superfícies.

Sua consistência é muito pastosa podendo ser comparado a massa corrida de tão consistente, na minha opinião é o tipo de tinta mais difícil de se diluir pois necessita de muito thinner/solvente.

Essa tinta é muito boa e tem uma pigmentação muito forte cobrindo umas as outras facilmente.

Você além de personalizar pvc, vinil pode usar para pinturas em paredes internas e tem um acabamento fosco/brilhante dependendo do tipo que você adquirir, além de ser usado para personalizar paredes serve também para pintura em telas e madeiras dependendo do tipo de madeira não necessita preparação como as automotivas, pois tem uma ótima fixação.

Porém não muito recomendado para pinturas em camisetas mas pode ser uma boa opção para você usar na personalização das suas camisetas.

Para você usar na aerografia pode diluir essa tinta usando thinner PU ou o solvente próprio da tinta, esta é uma tinta muito barata comparado às tintas automotivas e você pode usar para praticar a aerografia em folhas A4.

Tinta Sericryl da Marca Gênesis ideal para pintura em camisetas

Sericryl (Marca Gênesis)

Se você quer personalizar camisetas uma boa alternativa é a sericryl uma tinta de estamparia a base de água para você personalizar suas camisas.

A maior parte dos artistas que fazem personalizações em camisetas usam este tipo de tinta e conseguem obter trabalhos fantásticos.

Porém este tipo de tinta serve somente para personalização de camisetas em algodão e por ser uma tinta a base de água deve ser diluída com cuidado para não perder sua pigmentação.

E um dos grandes problemas em personalizar camisetas é o fato da tinta branca não ter uma boa cobertura nos tecidos escuros dificultando o trabalho e tornando o processo lento, pois necessitará de algumas camadas para a personalização.

Tintas Acrilex ideal para pinturas em Camisetas

Acrilex

As tintas acrilex são tintas muito boas também para a personalização de camisetas e é um dos produtos de fácil acesso já que tem vários tipos de frascos que você pode adquirir para começar na aerografia.

Se você nunca usou este tipo de tinta pode fazer o teste e comprar o frasco menor com 37 ml, se você gostar da tinta e quiser comprar em grande quantidade tem em frascos de 120 ml e 250 ml.

Sua diluição é com água o que torna muito fácil o manuseio desse tipo de tinta e tem uma boa fixação, um dos grandes problemas é sua diluição por se ter uma pigmentação não muito forte como as tintas base de solvente, você pode estragar a tinta se ultrapassar o ponto correto de diluição.

Tintas translúcidas com 140 ml

Tintas Translúcidas

Nos estados unidos existe a marca Createx é uma linha de tintas específica para aerografia e são fabricados as tintas Opacas e Translúcidas.

Porém este tipo de tinta para se comprar aqui no brasil se torna inviável e para quem faz personalizações e quer ter um desenho mais realista, precisa usar as tintas translúcidas para conseguir atingir efeitos com mais facilidade.

Porém as tintas translúcidas são encontradas somente para a pintura em carros e motos, base solvente e funciona muito bem em madeiras, plásticos, paredes e principalmente carros e motos.

As tintas translúcidas são tintas que tem uma opacidade muito baixa comparado as tintas opacas que ao aplicada na superfície tem uma cobertura instantânea, por ter uma opacidade baixa para se ter uma cobertura completa do tom usado necessitará de inúmeras camadas o que torna muito útil para desenhos mais realistas.

CONCLUSÃO

Com esse guia que preparei para você sobre os diferentes tipos de tintas para aerografia que você poderá usar, agora ficará fácil você escolher o melhor tipo de tinta para o seu tipo de trabalho.

Se eu esqueci de algum tipo de tinta que serve muito bem para aerografia deixe seu comentário abaixo me explicando sobre a tinta que vou ter o maior prazer em aprender e compartilhar com outras pessoas.

Descubra como diluir essas tintas facilmente com um método simples e eficiente.