Nesse artigo quero compartilhar um problema que muitos não sabem que pode ocorrer.

Isso eu descobri ao longo da minha jornada na aerografia, é muito importante, pois, pode ser esse o fato que seja o motivo verdadeiro do seu aerógrafo entupir com frequência e sendo uma opção antes de você pensar em comprar um novo aerógrafo por achar que não tem mais opções.

Nesse artigo vou te explicar:

  • Qual local pode ocorrer de acumular tinta, prejudicando o desempenho do aerógrafo;
  • Como podemos fazer a limpeza e obter o máximo desempenho novamente;
Quando iniciei na aerografia meu maior obstaculo foi o aerógrafo ficar entupindo com muita frequência, mas tudo que as pessoas me falavam era que o problema seria a tinta que estava com a diluição estava errada.
E mesmo assim fazendo uma melhor diluição o problema persistia. Quando estamos realizando uma pintura, algumas vezes deixamos acidentalmente cair um pouco de tinta no corpo de aerógrafo, mas muitas vezes a limpeza mais superficial somente, não é o necessário para nos livrar do problema.
E a causa do nosso aerógrafo ficar entupindo, seria por conta de alguns resíduos de tintas em locais que nunca imaginaríamos ser possível ficarem acumulados.
O grande truque que gostaria de compartilha, é limpeza minuciosa do bico interno do nosso aerógrafo,algumas vezes já ocorreu quando estava trabalhando e depois de um determinado tempo o aerógrafo ficava entupindo com muita frequência.
Então, estudei melhor as funções de cada peça do aerógrafo e descobri uma região muito sensível e que passa despercebido.
Talvez você não conhecença, mas a partir de agora vou mostrar como você pode melhorar o desempenho do seu aerógrafo, realizando apenas uma limpeza que é bem simples nessa região.
Esse é um grande detalhe para lembrarmos na hora de limpar o equipamento, essa limpeza pode ser feita uma vez ao mês.

Pois, realmente é difícil acumular tinta nessa região e temos que ter muito cuidado na hora de fazer essa limpeza especifica.
Porém, como é possível que ocorra essa situação, caso você já tenha o seu aerógrafo a um tempo e já está passando por esse problema de entupir com frequência esse pode ser o momento para fazer a limpeza.
Primeiro passo você deve retirar a ponta do aerógrafo deixando agulha exposta, com uma chave especifica, deve retirar a ponta do aerógrafo, para identificar melhor o que estou dizendo, essa é uma peça bem pequena que fica atrelada ao corpo do aerógrafo bem na ponta onde a agulha recua quando acionamos o gatilho.
Depois de retirando essa peça com a chave especial como citado a cima, essa chave que nada mais é que uma chave de boca com o tamanho correto da peça, você deve retirar a agulha do aerógrafo com muito cuidado porque caso entorte ela, você perde o seu equipamento.
E agora para limpar essa peça você vai utilizar própria agulha, deve empurra a ponta da agulha contra a parede interna da peça retirada(bico interno).
lembre-se de tomar muito cuidado! Faça com bastante delicadezapois, caso ocorra algum problema com a agulha a danificando o seu aerógrafo não funcionar mais da mesma maneira que antes.
Com o vídeo a seguir você vai identificar a forma de limpeza do aerógrafo que eu citei a cima e também o que é necessário para retirar o bico interno, que pode vir a entupir e não se atentamos para essa situação.
Por não sabermos que ocorre o acumulo de tinta ou por não identificarmos se esse é o problema que está fazendo o seu aerógrafo entupir com frequência.
Aprenda agora no vídeo, eu mostro como realizar a limpeza com o maior cuidado possível, espero que você goste do conteúdo.