Mini Compressor: Vale a pena investir nesse equipamento?

Como o tamanho do projeto, as ferramentas e a pressão pode fazer você gastar dinheiro com um equipamento que não serve para seu trabalho.

0
145

Quando comecei na aerografia a minha maior dificuldade foi compreender o que realmente diferenciava um compressor a ponto de chegar a valer mais de R$ 5.000,00.

Depois de algum tempo de estudo e muita pesquisa, cheguei em uma conclusão que vai facilitar na sua decisão sobre qual compressor usar para realizar seus projetos.

Pra você ter acesso aos dados que obtive em minha pesquisa e também sobre como você pode escolher o compressor ideal, saiba mais no artigo Como escolher o melhor compressor para Aerografia.

Mas antes, vamos compreender se realmente investir em um mini compressor é uma boa escolha ou se vamos apenas desperdiçar dinheiro com um equipamento que não vai servir por muito tempo.

Vou te passar algumas dicas que realmente vai ser muito útil se você tem pretensão em realizar a compra desse compressor e esta confuso se realmente vai valer a pena a longo prazo.

Agora sem mais delongas, deixa eu te dizer o que vamos abordar nesse artigo, assim se você estiver com muita pressa pode ir direto ao ponto.

O que você vai aprender nesse artigo:

  • O Tamanho do Projeto Influencia?
  • Quais os tipos de Ferramentas posso usar nos Mini Compressores
  • Qual a Pressão máxima que os mini compressores tem
  • O Perigo e Problemas que pode acontecer ao usar o mini compressor

Como o tamanho do projeto, as ferramentas e a pressão pode fazer você ficar furioso se não souber desses detalhes que muitos artistas não sabe. Esses são os problemas que vem junto quando você faz uma péssima escolha.

O Tamanho do Projeto Influencia?

O tamanho do projeto que desejo fazer pode influenciar na escolha do meu compressor, a resposta é simples. Mas muitas pessoas ignoram esse fator que pode deixar você de mãos atadas.

O compressor tem uma função básica de produção de ar por minuto, que vai fazer com que esse ar seja levado para seu aerógrafo em um curto período, assim você vai conseguir projetar a tinta na superfície para realizar seu desenho.

Como todo compressor ele tem um limite máximo de trabalho, fazendo com que tenha uma perca de performance ao chegar nesse limite, deixando seu trabalho em condições horríveis.

Além de fazer você ter que trabalhar por mais tempo em um projeto vai fazer com que o compressor possa a vir ter problemas que mais a diante irei conter com mais detalhes pra você compreender.

Imagine a seguinte situação, você pretende fazer um desenho na parede do seu quarto, onde a parede tem 3 metros quadrados, se você utilizar um mini compressor, até vai conseguir fazer o projeto.

Como esse mini compressor tem uma pressão máxima muito baixa, vai fazer como que você leve muito tempo na realização dos seu projeto.

Diferente se você tiver um compressor que tem uma potencia maior de pressão e produção de ar comprimido que vai fazer com que você não force o motor do compressor.

Evitando problemas simples e podendo realizar seus projetos em até 5 vezes mais rápido do que com os mini compressores.

Quais as Ferramentas posso usar no Mini Compressores

Saber quais as ferramentas que você deseja usar com seu compressor vai fazer com que você tome a decisão mais correta, comprando um produto que realmente vai atender o seu trabalho.

Os mini compressores devido alguns modelos não ter um tanque armazenamento grande e um motor fraco, fazendo com que tenha uma pressão constante baixa, você não vai ter um acervo de ferramentas muito grande pra utilizar, se limitando a apenas a um aerógrafo.

Algumas pessoas relataram que consegue utilizar uma pistola k3 com esse tipo de compressor, mas pelas minhas experiencias não faz com que você tenha uma qualidade muito boa em seu trabalho, sem contar que você pode danificar seu mini compressor rapidamente.

Agora se você vai usar muitas ferramentas em seu compressor e precisa de uma pressão constante, recomendo que leia o artigo que mostro Como escolher o melhor compressor para Aerografia, assim vai saber como analisar os dados técnicos para fazer a melhor escolha do seu compressor.

Qual a Pressão máxima que os mini compressores tem

Devido os mini compressores ter um motor fraco em relação a alguns modelos de compressores que podemos encontrar na internet.

Se você pretende realizar uma customização automotiva ou até mesmo pintura decorativa em paredes.

Você vai precisar de um compressor que tenha uma pressão de 60 à 90 psi e um motor para manter o cilindro de armazenamento cheio o suficiente para que não interfira em seu projeto com a queda da pressão.

Os mini compressor em sua maioria, seja com cilindro de armazenamento ou sem, geralmente trabalham com uma pressão constante de 25 a 35 psi em alguns caso podendo ser inferior.

Com essas informações você pode imaginar como pode ser completamente difícil realizar um trabalho muito grande, com uma pressão tão baixar a ponto de fazer o compressor ser danificado.

Para quais artistas são indicado os mini compressores?

Os mini compressores sempre são indicados para artistas que deseja começar na aerografia, tendo baixo investimento e assim aprender as técnicas e ganhando habilidade para monetizar seu trabalho.

Conseguindo adquirir novos equipamentos para manter a qualidade e o profissionalismo que todo artista precisa para entregar o melhor trabalho para seu cliente.

Além dos artistas iniciantes tem os artistas que customizam Bolos de Festas, Action Figures e até mesmo pessoas que querem apenas um hobby, pra ficar longe do trabalho e ficar de boa com a vida.

Para todos esses artistas pode ser utilizado os mini compressores, até mesmo porque o trabalho que vai ser realizado, não vai ser em uma área muito grande e o compressor por ter um sistema de liga e desliga vai permite que não force o compressor, a ponto de trabalhar tranquilamente.

Agora se você deseja trabalhar no ramo automotivo, como faço realizando peças de motos, carros e até mesmo paredes, infelizmente esse compressor não vai te atender por muito tempo, forçando você a realizar um novo investimento e pouco tempo.

O Perigo e Problemas que pode acontecer ao usar o mini compressor

Os principais problemas que você pode ter comprando esse compressor, vai depender da forma de utilização de cada artista, mas como usei e abusei do meu mini compressor, vou citar o que pode acontecer com você também.

Os mini compressores devido a maioria dos modelos ser vendido sem reservatório, faz com que o compressor trabalhe mais do que o normal e para que ele tenha um tempo de resfriamento foi colocado uma peça que ao parar de soltar o ar, ele desliga o compressor.

Dessa forma seu compressor esfria e não queima ou danifica alguma peça interna devido a alta temperatura que pode chegar.

Como meu trabalho não é sempre em peças de moto ou papel, como você pode estar acostumado a ver, decide então por a prova esse mini compressor em um tipo de trabalho mais pesado.

Resumindo, depois de 3 dias usando o compressor em seu máximo, acabou que meu mini compressor da wimpel ficasse ligado direto, a peça que fazia com que ele desligasse, já não estava funcionando mais.

Com isso a pressão caiu em 10% influenciando na qualidade do meus desenhos que fazia devido a pressão não estar forte suficiente para projetar a tinta uniforme.

Esse é uma história do que pode acontecer se você não levar essa informações em consideração na hora de escolher seu compressor.

Conclusão

Se você está procurando comprar um mini compressor recomendo que leve as considerações acima para você ter certeza se realmente investir nesse tipo de compressor vale a pena.

Recomendo que você faça uma analise de curto e longo prazo, assim você vai conseguir direcionar o seu investimento em um equipamento bom e que não vai lhe trazer dor de cabeço em pouco tempo.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário logo abaixo me dizendo se na sua opinião vale a pena investir em um mini compressor, agora que você tem uma visão diferente.

Gostou do Artigo, deixe seu Comentário: