Realmente, saber qual desses três tipos diferentes de primer você deve escolher para usar o correto no trabalho a ser feito, com certeza não é uma tarefa fácil não é mesmo?

Nesse artigo vou apresentar para você a verdadeira diferença entre o Wash Primer, Primer Universa, Primer PU e Também como deve usar cada um deles em seu trabalho.

Nesse artigo vou falar sobre:

  • O que é primer ou Fundo Preparador;
  • Para que serve o Primer Automotivo;
  • Qual a diferença entre wash primer, primer universal e primer pu;
  • O primer spray é bom;
O que é Primer ou Fundo preparador

O que é primer ou fundo preparador

O primer cujo nome é Primário, também conhecido como fundo preparador é uma tinta especial para preparação de superfícies.

É universal em todos os esquemas de pintura onde é considerada um dos seus mais importantes constituintes.

O primer é uma tinta que permite à camada de acabamento aderir melhor que quando fosse a única usada.

Para entender melhor, o primer é desenhado para aderir à superfícies e formar uma camada de ligação para a tinta ter uma maior fixação na superfície.

LEIA TAMBÉM SOBRE:
Curso Online de Aerografia Vale a Pena?

Para que serve o primer automotivo

Para que serve o primer automotivo?

O primer automotivo ele é utilizado para realizar o fundo preparador das nossas peças (automotivas), permitindo ter uma peça nova em folha.

E queremos ficar longe de problemas que podem aparecer se não for aplicado corretamente.

Se você não sabe o que é o fundo preparador vou explicar rapidamente, o fundo preparador é o que faz a tinta fixar e não descascar com o tempo, permitindo realizar artes em peças de plástico, metal, aço entre outras superfícies.

Porém, o fundo preparador para cada tipo de material, existe um produto específico que necessitamos de passar antes, evitando acontecer problemas posteriores com a pintura finalizada.

Diferente do Primer e do Primer PU temos o Wash Primer que serve como um protetor de metal e aço de agentes como ferrugem, permitindo que a peça tenha total proteção com o passar do tempo.

Necessitando ser aplicado na chapa crua para que tenha efeito correto, a forma de aplicação é a mesma do que o primer universal ou primer pu, mas não necessitando ser lixado após a aplicação.

Primer usar ou Não usar?

O grande fator de muitas pinturas não ficarem boas é a má aplicação do primer ou até mesmo de não ter usado o primer para realizar a preparação da superfície.

O principal problema de você não utilizar o primer é o desplacamento da tinta da superfície após secar, já presenciei muitos casos como esse.

É muito frustrante quando temos este tipo de problema, forçando ter que realizar a preparação da superfície e começar a arte novamente do zero.

Nem sempre o problema é causado devido à falta do primer, outro fator que influencia é a preparação do primer e a aplicação usando uma pistola correta para ter uma boa aderência na superfície.

O segredo está na catalização do primer, para você fazer a preparação corretamente, você deve usar as instruções que o fabricante fornece no rótulo do produto.

Assim você não tem dificuldade e consegue obter o melhor resultado em seu trabalho.

Geralmente o primer universal ele é mais líquido do que o primer pu necessitando de uma pistola de no mínimo 1.2 mm, se você usar as recomendações do fabricante você vai ter um ótimo resultado com uma duração imensurável.

Quando usar o Primer?

A maior dúvida de quem está começando no ramo da aerografia é saber realmente quando se deve utilizar o primer.

Eu confesso para você que eu também tive muita dificuldade em saber qual o momento certo que deviria usar o primer, para não correr o risco de ter problema com a pintura.

Vamos entender primeiramente quando devemos usar o wash primer, que a princípio é o mais importante na maior parte das situações.

O wash primer foi desenvolvido para realizar a preparação da peça de metal ou aço totalmente crua criando uma impermeabilização da peça para evitar que ocorra de aparecer ferrugem com o passar do tempo.

Essa proteção é necessária aplicar apenas uma única vez antes do primer universal ou do primer pu esse dois últimos tem a mesma função de aderência da tinta na superfície, mas não teria essa proteção a mais contra a ferrugem.

O wash primer deve ser aplicado sempre que você tiver uma peça que tenha o metal à mostra, assim ele faz a proteção da peça e ajuda na fixação do primer para realizar o processo de pintura final.

Se não for aplicado o wash primer pode haver em algumas situações o desplacamento da tinta, colocando você na estaca zero.

Já o primer universal ou primer pu eles são utilizados em qualquer superfície, porém, no caso do metal deverá ser aplicado após o wash primer se o metal estiver a mostra.

Se você estiver realizando um trabalho onde é repintura e o metal não foi comprometido, você pode aplicar o primer universal ou o primer pu para realizar a fixação da tinta na superfície.

Você não é obrigado usar os dois produtos, ambos têm a mesma função de ajudar na preparação da peça.

Dependendo do seu trabalho você pode usar o primer universal que vai lhe atender muito bem.

A grande vantagem do primer pu é que ele é composto de polímeros de uretano que promove uma ligação entre suas partículas muito mais rígida, permitindo em algumas situações você ter um acabamento sem necessitar remover a tinta por completo.

Esse tipo de primer não foge a regra deve ser usado conforme o fabricante indica, assim para obter o melhor resultado.

O primer universal devido ele ser mais líquido, permite que você realize pequenos reparos.

Fazendo um pequeno investimento e conseguindo obter uma boa cobertura como o do primer pu.

Os dois primers que citei eles têm a mesma função, porém, o primer pu é muito mais forte quimicamente.

Proporcionando o isolamento da peça por completo sem necessitar aplicar muito material sobre a superfície comparada ao primer universal.

LEIA TAMBÉM SOBRE:
Como Fazer Aerografia Olho de Dragão

Você sabe a diferença entre wash primer primer e primer pu

Você sabe a diferença entre wash primer, primer e primer pu?

Para explicar detalhadamente sobre a diferença entre wash primer, primer e primer pu preparei um vídeo para lhe ajudar a entender a pequena diferença que existe entre esses produtos.

Para que serve o Wash Primer?

Como já foi citado anteriormente vou reforçar para melhorar o seu entendimento sobre o Wash primer.

Ele é utilizado como um isolante do metal para que possamos aplicar o primer universal ou o primer pu e não serve como um fundo preparador.

O Wash Primer é para selar a chapa crua sem tinta protegendo a chapa da oxidação para que não ocorra ferrugem da peça.

Além de realizar a proteção das peças em metal o wash primer serve perfeitamente para a preparação de peças que tem alta temperatura, isolando e conservando a sua pintura do calor para que não rache a tinta posteriormente.

Para que serve o Primer Universal?

Vamos mais a fundo, o Primer universal é um fundo preparador utilizado para fazer a preparação da peça e aplicar a tinta base por cima para fazer a aderência corretamente.

Porém, para realizar uma preparação correta necessitamos retirar completamente a tinta da peça

Para todos os casos principalmente se for utilizar tinta como spray, esmalte sintético, que muitas pessoas usam e não conhecem as formas corretas para pintar suas peças de carro ou de moto.

Vou te explicar, com a peça toda lixada e limpa podemos aplicar o primer universal que assim, a preparação do fundo preparador estará correta e já pode pintar.

O primer universal ele tem uma consistência ideal para ser aplicado com uma pistola 1.0 mm e você terá um ótimo acabamento nas peças.

Para que serve o Primer PU?

O primer poliuretano, também conhecido como primer PU, é um fundo assim como o primer universal.

Utilizamos na preparação de superfícies, promovendo aderência e deixando um bom acabamento para a pintura da peça.

O primer poliuretano é um produto bicomponente com alto teor de sólidos, por isso oferece um acabamento superior ao trabalho, porém serve apenas para determinados tipos de tintas.

Por ser um produto bicomponente, o primer pu depende do uso do catalisador para sua secagem.

O uso do catalisador desproporcional, diluição divergente com a indicação e/ou intervalo entre demãos diferentes do recomendado, podem causar fervura no primer poliuretano.

Sua principal vantagem é que não se necessita realizar a remoção de determinadas tintas da peça para aplicação do primer pu, facilitando na personalização de suas pinturas.

O primer pu ele é muito mais grosso que o primer universal e para se ter uma boa aplicação você necessitará de uma pistola de pintura com bico mínimo de 1.4 mm, garantindo o acabamento correto para a sua superfície.

LEIA TAMBÉM SOBRE:
Misturas de Tintas para Aerografia

Primer spray e bom

Primer spray é bom?

Muitas pessoas costumam procurar por primer em spray para realizar a preparação, pois, assim não necessitam de uma pistola de pintura.

Mas será mesmo que o primer spray é bom para o seu trabalho?

A grande questão é se você vai repintar uma peça de carro, para isso eu não recomendo este produto, pois, devido sua química ser diferente para ser projetada com facilidade, você pode ter reação com a tinta da superfície causando mais problemas do que a solução.

Esse tipo de produto só é recomendado se você faz trabalhos em artesanato que pode facilitar muito e ainda agiliza o processo devido ele ter uma secagem super rápida.

Pense mesmo na qualidade se você vai realizar a aplicação em um carro ou moto eu não recomendo que utilize esse produto.

Você não pode aumentar a chance de ter problemas, como correr o risco de gastar muito mais.

Para trabalhos automotivos recomendo que faça o investimento em um compressor e utilize uma pistola de pintura para não ter muitos problemas e obter a melhor qualidade e é claro a satisfação do seu cliente.

Conclusão

Nesse artigo te apresentei os principais conceitos sobre:

  • O que é primer ou fundo preparador;
  • Para que serve o Primer Automotivo;
  • As diferenças entre wash primer, primer e primer pu;
  • Entendemos sobre o primer em spray.

Apresentei algumas dicas de utilização para você evitar qualquer problema na sua pintura e obter a melhor preparação da superfície de forma simples e prática.

Agora é importante ter a pistola de pintura ideal para realizar seus projetos certo?

Se você não sabe qual pistola de pintura usar para realizar esse processo descubra agora como escolher a melhor pistola de pintura para tintas e primers.

Agora comente abaixo me dizendo qual o primer que você está usando e se realmente você está aplicando na seqüência correta e compartilhe, assim você pode ajudar mais pessoas com esse artigo.